Publicidade
Publicidade

Ciclista americano desiste da Rio-2016 por medo do vírus da zika

Jean-Christophe Bott 26-abr-2016/Keystone/Associated Press
Tejay Van Garderen from the USA of team BMC in action during the prologue, a 3,95 km race against the clock, at the 70th Tour de Romandie UCI ProTour cycling race in La Chaux-de-Fonds, Switzerland, Tuesday, April 26, 2016. (Jean-Christophe Bott/Keystone via AP) ORG XMIT: LON837
O ciclista americano Tejay van Garderen

O ciclista americano Tejay van Garderen, 27, desistiu de disputar uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio por medo do vírus zika, suspeito de causar microcefalia em bebês. A mulher do atleta está grávida do segundo filho do casal.

"Se a Jéssica [mulher de Garderen] não estivesse grávida agora e eu fosse selecionado, com certeza eu iria. Mas o fato é que ela está grávida, tem um bebê na sua barriga. Não quero ter nenhum risco", afirmou o ciclista em entrevista ao site Cyclingtips.com, nesta quinta (2).

Garderen participou da Olimpíada de Londres, em 2012, e não conquistou medalha. Ele disse que, "se algo acontecesse, iria se sentir culpado pelo resto da vida".

"Eu não acho que esta seria a minha última chance de ir para a Olimpíada. Competirei por muitos anos", disse.

Na semana passada, um grupo formado por 150 cientistas internacionais enviou uma carta à OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmando que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro deveriam ser transferidos ou adiados em decorrência do surto de vírus da zika, "em nome da saúde pública". A carta foi contestada por pesquisadores na área de saúde.

Outros atletas, como o pivô espanhol Pau Gasol, que atua pelo Chicago Bullls na NBA, e a goleira americana Hope Solo, também cogitam não disputar a Olimpíada em razão do vírus.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade