Publicidade
Publicidade

Bellucci cai em ranking, mas se garante nos Jogos; confederação espera 2ª vaga

Eliminado logo na primeira rodada de Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada, o brasileiro Thomaz Bellucci caiu cinco posições no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), atualizado nesta segunda-feira (6), que servirá como base para definir os tenistas que disputarão os Jogos Olímpicos.

Bellucci caiu da 57ª para a 62ª colocação, com 790 pontos. Ele obteve a vaga na Rio-2016 em virtude de um dos critérios estabelecidos pela ITF (Federação Internacional de Tênis), que garante ao tenista número um do país-sede a participação na competição. No feminino, o mesmo aconteceu com Teliana Pereira, que está em 92º lugar.

As chaves masculinas e femininas do torneio terão 64 tenistas. Além do número um do país-sede, a federação definiu que os 56 primeiros do ranking desta segunda-feira também estão confirmados na competição. Cada país, porém, terá o limite de quatro tenistas por país.

A Espanha, por exemplo, tem dez tenistas entre os 56, enquanto a França possui nove e os EUA cinco. Com esses três países, pelo menos 12 tenistas ficariam fora.

Com isso, Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, ainda sonha com uma vaga. Na 83ª posição, a melhor de sua carreira, o tenista terá que contar a desistências de alguns tenistas que estão à sua frente.

A CBT (Confederação Brasileira de Tênis) dá a presença de Rogerinho na Olimpíada como "segura". Isso porquê a entidade espera as desistências de tenistas como o austríaco Dominic Thiem, e os norte-americanos John Isner e Sam Querrey, que estão à frente no ranking. Assim, segundo a entidade, a chance de o brasileiro não garantir uma vaga na competição é "pífia".

Os comitês olímpicos dos países irão confirmar os atletas inscritos até o dia 16 de junho. Até o dia 23 de junho, a Federação Internacional de Tênis anuncia a lista final dos classificados.

As demais vagas serão preenchidas por medalhista de ouro em edição anterior dos Jogos ou campeão de Grand Slam (desde que esteja no top 200 no ranking internacional de simples), sendo a cota máxima de duas vagas; se uma das seis associações regionais da federação internacional de tênis não tiver representante, o melhor classificado daquela região terá uma vaga (desde que esteja no top 300 no ranking); e, se ainda restar vaga, ela será encaminhada ao próximo tenista melhor colocado no ranking de simples para um país que não tenha jogadores em simples.

DUPLAS

Eliminado na semifinal de Roland Garros, Marcelo Melo despencou no ranking de duplas. Ele caiu da primeira para a oitava colocação com 6.310 pontos. Logo atrás, está Bruno Soares, que possui 5.330 pontos. Eles formaram a dupla masculina do Brasil na Rio-16.

O brasileiro não conseguiu defender os 2.000 pontos referentes ao título conquistado no ano passado. O novo líder é o francês Nicolas Mahut, que soma 7.580 pontos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade