Publicidade
Publicidade

Astro da NBA, Curry diz que não vai disputar a Olimpíada do Rio

Grande nome da NBA na atualidade, o armador Stephen Curry, 28, anunciou nesta segunda-feira (6) que não vai disputar a Olimpíada do Rio.

"Depois de um acordo e muitas discussões com minha família, os Warriors e os meus representantes, eu escolhi retirar o meu nome da lista de jogadores elegíveis da seleção americana de basquete para a Olimpíada de 2016 no Brasil", disse Curry em um comunicado.

"Minhas últimas experiências com a seleção foram incrivelmente recompensadoras, educacionais e adoráveis, por isso foi uma decisão extremamente difícil para mim e para a minha família. No entanto, por causa de muitos fatores –incluindo lesões recentes no tornozelo e no joelho–, eu acredito que esta é a melhor decisão para mim neste estágio da minha carreira", afirmou o jogador.

Curry perdeu seis jogos dos playoffs da NBA por causa de lesões no tornozelo e no joelho.

No momento, ele disputa as finais da liga pelos Warriors. O seu time vence a série melhor de sete contra o Cleveland Cavaliers, do ala LeBron James, por 2 a 0. O próximo jogo acontece nesta quarta-feira (8), em Cleveland.

"É uma honra incrível representar o seu país e vestir 'EUA' no seu peito, mas meu primeiro objetivo neste verão [nos Estados Unidos] é focar no meu corpo e estar pronto para a temporada 2016/17 da NBA", concluiu.

O armador é, atualmente, o grande nome da liga. Ele fez a sua melhor temporada regular em 2015/16. Fechou a primeira fase com média de 30.1 pontos –foi o melhor entre todos os jogadores.

Com atuações brilhantes, ganhou o prêmio de jogador mais valioso (MVP, na sigla em inglês) da atual temporada. Ele recebeu todos os 131 votos (de jornalistas). Dessa forma, se tornou o primeiro atleta a faturar o prêmio de forma unânime. Ganhou 1.310 pontos de 1.310 possíveis.

"Obviamente, nós estamos desapontados que Steph não vai estar disponível, mas entendemos as situações expostas e apoiamos a sua decisão", disse Jerry Colangelo, diretor da seleção americana de basquete.

Mas Curry não foi o único americano a desistir de participar da Olimpíada do Rio nesta segunda-feira.

De acordo com o canal ESPN, dos Estados Unidos, o ala/pivô LaMarcus Aldridge, do San Antonio Spurs, também comunicou que não vai participar do evento por causa de uma lesão no dedo.

Dessa forma, o técnico da seleção dos Estados Unidos, Mike Krzyzewski, já tem seis baixas para os Jogos.

Além de Curry e Aldridge, Blake Griffin, Chris Paul, Anthony Davis e John Wall são desfalques certos por lesões.

Dessa forma, a lista de pré-convocados do técnico Mike Krzyzewski tem outros 25 nomes:

Carmelo Anthony, Harrison Barnes, Bradley Beal, Jimmy Butler, Michael Conley, DeMarcus Cousins, DeMar DeRozan, Andre Drummond, Kevin Durant, Kenneth Faried, Rudy Gay, Paul George, Draymond Green, James Harden, Gordon Hayward, Dwight Howard, Andre Iguodala, Kyrie Irving, LeBron James, DeAndre Jordan, Kawhi Leonard, Damian Lillard, Kevin Love, Klay Thompson e Russell Westbrook.

Porém, de acordo com a revista "Sports Illustrated", dos Estados Unidos, Iguodala e Thompson, que também jogam pelos Warriors, podem optar por não disputar a Rio-2016 em razão do vírus da zika.

Na semana passada, em contato com a Folha, a NBA disse que não tem a intenção de impedir que os seus jogadores participem da Olimpíada, mas que está monitorando a situação no país.

Krzyzewski deve anunciar os 12 convocados para a Rio-2016 no fim deste mês.

A seleção dos Estados Unidos, que vai começar os treinamentos no dia 17 de julho, em Las Vegas, está no grupo A da Olimpíada, ao lado de Venezuela, China, Austrália e outros dois times ainda a definir.

Basquete

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade