Publicidade
Publicidade

Doping, lesões e critério técnico tiram astros dos Jogos Olímpicos

A tenista russa Maria Sharapova, 29, foi suspensa por dois anos, a contar de 26 de janeiro passado. Com isso, está fora dos Jogos Olímpicos do Rio.

Sharapova protestou nas redes sociais e afirmou que irá recorrer perante a Corte Arbitral do Esporte. Caso a decisão seja mantida, a tenista irá se juntar a outros astros do esporte que também estão fora da Rio-2016.

Em novembro de 2015, por exemplo, o atletismo russo foi suspenso provisoriamente de todas as competições internacionais pela IAAF e corre sério risco de ficar fora dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

A punição foi anunciada após um relatório de 323 páginas divulgado por uma comissão independente criada pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês), que apontou que a Rússia desenvolveu cultura "profundamente enraizada de fraude" em seu esporte, sobretudo o atletismo.

Confira a seguir outros atletas de peso que não virão aos Jogos.

ÍNDICE TÉCNICO

Três vezes medalhista olímpico, Emanuel, do vôlei de praia, foi personagem notável nas últimas edições dos Jogos (ouro em Atenas-2004, prata em Londres-2012 e bronze em Pequim-2008). Neste ano, Emanuel não estará nas quadras. Ele se aposentou em março, aos 42 anos, após tentar, sem sucesso, se classificar aos Jogos ao lado de Ricardo, em 2015.

O torcedor brasileiro também irá sentir falta das exibições de Cesar Cielo (ouro em 2004, prata em Londres-2012 e bronze em Pequim-2008), único campeão olímpico da natação brasileira. Assim como Emanuel, o atleta não obteve a sua classificação nas seletivas nacionais. Em 2015, Cielo desistiu do Mundial de Kazan por causa de lesão no ombro esquerdo.

Christophe Simon/AFP
Brazil's Cesar Cielo Filho reacts after the semi-final 1 of the men's 50m butterfly swimming event at the 2015 FINA World Championships in Kazan on August 2, 2015. AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON ORG XMIT: SWM1016
Cielo lamenta a sexta colocação nos 50 m borboleta no Mundial de Kazan

LESÃO

Destaque na NBA, o ala-pivô Tiago Splitter deve ser outro destaque importante da delegação brasileira nos Jogos. O jogador passou por cirurgia no quadril em fevereiro e seu prazo de recuperação é de oito meses, o que deve tirá-lo da Olimpíada.

Por causa da lesão, Splitter disputou apenas 36 dos 55 jogos pelo Atlanta Hawks, seu time na NBA, desde outubro de 2015.

Grande astro da NBA na atualidade, o armador Stephen Curry também não vai disputar a Olimpíada. O norte-americano adiou o sonho de conquistar uma medalha olímpica para cuidar da recuperação de seu joelho direito.

Curry perdeu seis jogos dos playoffs da NBA por causa de lesões. No momento, ele joga as finais da liga pelo Golden State Warriors, que disputa o título com o Cleveland Cavaliers.

Além de Splitter e Curry, outros destaques da NBA como LaMarcus Aldridge, Blake Griffin, Chris Paul, Anthony Davis e John Wall são desfalques certos do basquete nos Jogos por causa de lesões.

OPÇÃO PESSOAL

No futebol, a grande ausência nos Jogos será do argentino Lionel Messi, eleito quatro vezes pela Fifa o melhor jogador do mundo.

Messi já conquistou o ouro em 2008, em Pequim, e será poupado para outros torneios. Atualmente, o craque do Barcelona integra o time argentino que disputa a Copa América, nos Estados Unidos.

Lenda do basquete mundial, O ala-armador do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant se aposentou em abril e está fora dos Jogos, mesmo com interesse demonstrado pela federação norte-americana de basquete em tê-lo na Olimpíada.

Kobe se aposentou das quadras depois de 20 anos dentro da NBA, nos quais ganhou cinco títulos e o prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP). Nas Olimpíadas, ele conquistou o ouro duas vezes (em Pequim-2008 e Londres-2012).

No tênis, Dominic Thiem (7º no ranking da ATP), e John Isner (17º no ranking), preferem se dedicar a circuitos da ATP e também não devem comparecer aos Jogos.

Na vela, o britânico Ben Ainslie –cinco vezes medalhista olímpico– agora se dedica a regatas oceânicas e é outro astro do esporte que não estará no Rio de Janeiro.

Atletas rio 2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade