Publicidade
Publicidade

Meio de rede da seleção feminina de vôlei tem disputa mais acirrada por vaga

O caminho das vitórias da seleção feminina de vôlei muitas vezes passa pelo centro. E, por essa qualidade, a posição de meio de rede da equipe comandada por José Roberto Guimarães é a mais disputada rumo aos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto.

O treinador da seleção tem à disposição duas das melhores centrais do mundo, as bicampeãs olímpicas Thaisa, 29, e Fabiana, 31.

Na preparação olímpica, também estão na briga pelo "centrão": Juciely, 35, Adenízia, 29, e Carol, 25. Assim, são cinco atletas na disputa por três vagas na Rio-2016. Ou seja, com duas incontestáveis, sobram três para um lugar.

"É a disputa mais acirrada, porque a gente tem ali os dois pilares da seleção. De coração, falo: o Brasil precisa delas, é indiscutível. Resta uma vaga, mas essa briga ocorre de forma sadia", diz Juciely.

Antes da Olimpíada, porém, há o Grand Prix, que começa nesta quinta-feira (9).

Na estreia, às 14h10, o Brasil enfrenta a Itália, na Arena Carioca 1, dentro do Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Este será o primeiro jogo em um torneio oficial com as convocadas para os Jogos Olímpicos —são 18 após a oposta Monique pedir dispensa.

Centrão - Funções das centrais em quadra

"Para nós, vai ser uma boa oportunidade, tem que aproveitar. Lógico que quero estar na Olimpíada. Estou confiante, mas elas têm mais experiência. A Juci[ely] é a mais velha de nós, a Adenízia já disputou Olimpíada [ouro em 2012] e eu venho com sangue novo, com vontade de sugá-las ao máximo", diz Carol.

"Vai ser difícil para o Zé, mas tenho certeza que ele está feliz por quebrar a cabeça. Cada jogo, de amistoso ao Grand Prix, é importantíssimo para nós. A ansiedade é grande, demais, estar fora ou dentro vai mexer muito com cada uma", analisa Adenízia.

Para testar as jogadoras e, claro, a força do time na preparação rumo à Olimpíada, Zé Roberto pretende "não ficar jogando sempre com o mesmo time" no Grand Prix. "Não trocar tudo, mas dar oportunidade para elas."

"São testes que a gente vai fazer para ter uma ideia do que cada uma pode dar para o time e para tentar compor a melhor equipe para os Jogos", conclui Zé Roberto.

Depois de encarar a Itália, nesta quinta (9), o Brasil enfrenta o Japão, na sexta (10), e a Sérvia, no domingo (12).

Vôlei

NA TV
Brasil x Itália
14h10 Globo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade