Publicidade
Publicidade

'Olimpíada deve se afastar da divisão política no Brasil', diz presidente do COI

O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), o alemão Thomas Bach, afirmou nesta terça-feira (14) que a Olimpíada deve se manter distante da divisão política no Brasil. Ele disse que o objetivo dos Jogos é unir o país.

Bach se reuniu pela primeira vez com o presidente interino Michel Temer no Parque Olímpico da Barra. Eles haviam conversado uma vez por telefone após o peemedebista assumir a Presidência da República.

"Tivemos uma reunião produtiva com o presidente Temer. Estou muito feliz com seu compromisso incondicional com o sucesso desses Jogos Olímpicos. É um compromisso que compartilhamos", disse Bach.

Beto Barata/AFP
Handout picture released by the Brazilian Presidency showing Brazilian acting President Michel Temer (L) and the President of the International Olympic Committee Thomas Bach shaking hands during a visit to the Olympic Park where the Olympic Games Rio 2016 will take place, in Rio de Janeiro, Brazil on June 14, 2016 / AFP PHOTO / BRAZILIAN PRESIDENCY / BETO BARATA / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO /PRESIDENCIA/BETO BARATA" - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS ORG XMIT: ESA1242
O presidente do COI, Thomas Bach, e o presidente interino, Michel Temer, em encontro no Rio

O presidente do COI afirmou não haver constrangimento com a disputa política entre Temer e a presidente afastada Dilma Rousseff, com quem Bach tratou da preparação dos Jogos desde que assumiu o comitê, em 2013.

"Os Jogos Olímpicos são um projeto de unificação. Trabalhamos muito bem com o governo Dilma Rousseff, e da mesma forma fazemos com o governo Temer. A Olimpíada não é sobre política, ou sobre dividir as pessoas. É sobre unir as pessoas, os brasileiros", disse ele, em rápida entrevista aos jornalistas sem a presença de Temer.

Bach buscou se afastar das polêmicas políticas. Disse não se importar, por exemplo, com a possibilidade de o impeachment ser decidido durante os Jogos. A votação no Senado está prevista para agosto. A Olimpíada ocorre entre os dias 5 a 21 deste mês.

Alan Marques - 1.jun.2016/Folhapress
O presidente interino da República, Michel Temer
O presidente interino da República, Michel Temer

"Isso é um procedimento da democracia do Brasil. O COI não entra em política doméstica. Temos que manter esse caráter de união, e ficar de fora da divisão política aqui no Brasil nesse momento", declarou.

O alemão também não comentou se convidaria Dilma para a cerimônia de abertura, ainda que afastada do cargo.

"O convite não é algo que parte do COI, mas da parte brasileira [comitê organizador da Rio 2016]", disse ele.

Bach foi ao centro para um encontro com universitários. Em seguida, participa do lançamento das medalhas da Rio-16, na Arena do Futuro, de handebol, na Barra.

Temer permaneceu no Parque Olímpico da Barra para uma reunião com oito ministros. Ele visitou pela primeira vez as obras olímpicas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade