Publicidade
Publicidade

Comitê convidará Dilma e todos os ex-presidentes para Rio-2016

O Comitê Organizador da Rio-2016 confirmou nesta quarta (15) que, além do presidente interino, Michel Temer, irá convidar a presidente afastada, Dilma Rousseff, e todos os ex-presidentes brasileiros para a cerimônia de abertura dos Jogos, em 5 de agosto, no Maracanã.

A decisão, que não é usual em Olimpíadas, foi a forma encontrada pelo comitê, responsável por todos os convites para a cerimônia, para tentar resolver a questão da presença do presidente interino e da presidente afastada no evento.

Pelo calendário atual, é possível que o impeachment não esteja resolvido até o início dos Jogos, o que colocou o Comitê em uma saia justa.

Roberto Stuckert Filho/PR
Brasília - DF, 17/03/2016. Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de posse dos novos Ministros de Estado Chefe da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Justiça, Eugênio Aragão; da Secretaria de Aviação Civil, Mauro Lopes e do Chefe de Gabinete Pessoal da Presidenta da República, Jaques Wagner. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Dilma Rousseff e Lula celebram na cerimônia de posse dos Ministros de Estado, em março

A decisão de convidar José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além de Michel Temer, busca contornar o desconforto.

Na terça (14), em sua primeira visita ao Parque Olímpico, o presidente interino afirmou não se opor à presença de Dilma na cerimônia de abertura. Ele disse que a Olimpíada é a "possibilidade de reunificação do pensamento nacional".

Carlos Arthur Nuzman, presidente do comitê organizador, havia dito que teria "o maior prazer em convidá-la", referindo-se à Dilma.

Temer será o responsável por declarar abertos os Jogos Olímpicos do Rio. Ele não vai pisar no gramado do Maracanã: fará um rápido pronunciamento da tribuna de honra. Nos bastidores da Rio-2016, considera-se improvável que Dilma aceite participar do evento nessas condições.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade