Publicidade
Publicidade

Putin nega 'doping organizado pelo Estado' na Rússia

Pouco antes da decisão do conselho da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) de deixar a Rússia fora dos Jogos Olímpicos do Rio, como informaram a rede britânica BBC e o jornal inglês "The Guardian", o presidente do país, Vladimir Putin, disse que "não existe programa de doping organizado pelo Estado".

"Não há e não pode haver nenhum apoio do Estado, principalmente no que diz respeito ao doping", afirmou o presidente russo durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

O conselho da Iaaf se reuniu nesta sexta-feira (17) em Viena, na Áustria, para tomar uma decisão sobre a suspensão da Rússia de todas as competições internacionais.

O anúncio oficial será feito após o término da reunião da cúpula da associação, da qual faz parte o brasileiro Roberto Gesta de Melo.

A punição foi decretada em novembro do ano passado após um relatório da Wada (Agência Mundial Antidoping) denunciar um esquema de "doping organizado" no país, envolvendo os mais altos escalões do Estado.

REUTERS/Alexei Nikolsky/Sputnik/Kremlin
Vladimir Putin, presidente da Rússia
Vladimir Putin, presidente da Rússia

Putin também rebateu críticas relacionadas aos incidentes violentos protagonizados por torcedores russos na França durante a Eurocopa de futebol.

"Não consigo entender como 200 torcedores nossos podem ter dado uma surra em milhares de ingleses", opinou o chefe de Estado, referindo-se às brigas dentro e fora do estádio em Marselha, no último sábado (11), antes do duelo entre as duas seleções.

A Uefa reagiu ao multar a federação russa e ameaçou excluir a equipe do país do torneio em caso de novos incidentes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade