Publicidade
Publicidade

Quarto do mundo no golfe desiste da Olimpíada por medo do vírus da zika

O jogador de golfe norte-irlandês Rory McIlroy, 27, quarto colocado no ranking mundial e principal esperança da Irlanda nos Jogos Olímpicos, desistiu de disputar a Rio-2016 por temer o vírus da zika.

"Apesar do risco de infecção do vírus da zika ser considerado baixo, é um risco no entanto, e um risco que não estou disposto a correr", afirma o golfista em um comunicado.

McIlroy é mais um atleta do golfe a desistir dos Jogos Rio-2016 por este motivo. Adam Scott (8º do mundo), Louis Oosthuizen (14º), Charl Schwartzel (23º), Marc Leishman (37º) e Vijay Singh já haviam anunciado que não viajariam ao Brasil.

Andrew Redington/Getty Images/AFP
 Rory McIlroy durante a disputa do Aberto dos EUA
Rory McIlroy durante a disputa do Aberto dos EUA

O Comitê Olímpico Irlandês afirmou estar "extremamente decepcionado de não contar com Rory na Rio-16" e destacou que adotou todas medidas para proteger seus atletas.

"Temos confiança total de que os Jogos serão seguros para todos os atletas", afirmou o comitê irlandês.

McIlroy, que já teve uma relação com a tenista dinamarquesa Caroline Wozniacki, foi campeão do Aberto dos Estados Unidos (2011) e do Open britânico (2014).

A zika pode causar malformações congênitas, como a microcefalia, que faz com que os bebês nasçam com o cérebro e a cabeça menores que o normal.

O americano Tiger Woods, 40, é mais uma estrela que não deve vir para o Rio, não por causa da zika, mas porque dificilmente se classificará para os Jogos.

Atualmente, ele está na 582ª posição no ranking, sendo que 60 se classificam para a Olimpíada –as vagas estão limitadas a quatro por país se os jogadores estiverem no top 15, ou duas se ocuparem posições fora do top 15.

Esporte - Golfe

CONGELAR ESPERMA

O pivô Pau Gasol, 35, grande estrela do basquete da Espanha, ainda não sabe se viajará para o Rio para disputar a Olimpíada, em agosto, devido à propagação do vírus da zika.

Porém, caso decida participar dos Jogos, ele cogita congelar esperma, assim como fez o britânico Greg Rutherford, campeão olímpico do salto em distância em Londres-2012, para disputar a competição.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade