Publicidade
Publicidade

EUA montam três bases no Rio de Janeiro para seus turistas durante os Jogos

O governo dos Estados Unidos monta uma megaestrutura no Rio para receber os cerca de 200 mil turistas e 820 atletas americanos que são esperados para a Olimpíada e a Paraolimpíada.

A estrutura, batizada de Escritório de Coordenação das Olimpíadas, terá funcionários de plantão 24 horas por dia em três localidades na cidade do Rio, para atender aos cidadãos americanos, segundo a Folha apurou com uma fonte do governo dos EUA.

Os funcionários ficarão no consulado, no centro da cidade, além de Barra e Deodoro, regiões onde serão realizados alguns dos principais eventos esportivos.

Além disso, o aplicativo de celular UsinRio oferecerá informações sobre os consulados, dicas, telefones de emergência e hospitais. Há também um número de telefone ativo 24 horas por dia com atendentes fluentes em inglês para ajudar em emergências.

A estrutura americana para a Olimpíada do Rio começou a ser montada em 2014, com quatro diplomatas e 10 funcionários locais. Para a Copa do Mundo, vieram 90 mil turistas americanos.

Para a Olimpíada, eles esperam até 200 mil, mesmo com alguns cancelamentos devido à epidemia de zika.

Segundo o governo americano, o objetivo principal é sempre a segurança dos cidadãos americanos, independentemente do país onde se realizar o evento.

"Apoiamos o governo brasileiro em todos os aspectos dos preparativos dos Jogos e reconhecemos que o Brasil está comprometido com a realização de Jogos seguros", diz a fonte.

Desde 2011, quando Brasil e EUA assinaram um memorando de entendimento para cooperação na organização de grandes eventos esportivos mundiais, os dois países já realizaram mais de cem encontros, entre treinamentos e viagens, para qualificar agentes de segurança brasileiros.

No ano passado, agentes brasileiros foram aos EUA para serem treinados em procedimentos de segurança em grandes eventos de golfe, tema em que o Brasil não tem experiência.

Policiais foram levados para a maratona de Boston no ano passado –o esquema de segurança foi totalmente revisto após o atentado de 2013– e também para a Assembleia Geral da ONU, que se realiza todos os anos em Nova York e recebe centenas de chefes de Estado.

Além disso, houve treinamentos sobre processo de rastreamento em aeroportos e entrada de estádios.

Os atletas americanos virão também com agentes de segurança, que devem agir em parceria com a polícia brasileira. "Todas as ações são feitas conjuntamente com as autoridades brasileiras", diz a fonte.

CASAS DOS EUA

Os EUA terão o que eles chamam de "House of USA" no Colégio São Paulo, no Arpoador, para divulgar a cultura do país. Mas ela será fechada ao público. Promoverá eventos só para convidados, como patrocinadores, atletas e seus parentes, além de jornalistas.

Já a NBA House, voltada à promoção do basquete dos EUA, será aberta ao público. Ficará no Porto Maravilha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade