Publicidade
Publicidade

Seleção de basquete dos EUA tem só 2 jogadores com experiência olímpica

O técnico da seleção masculina de basquete dos Estados Unidos, Mike Krzyzewski, anunciou nesta segunda-feira (27) os convocados para a Rio-2016.

A lista foi definida no sábado (25) depois que o armador Kyrie Irving, do Cleveland Cavaliers, aceitou o convite para a competição.

Krzyzewski não pôde chamar alguns dos melhores jogadores do país, como o armador Russell Westbrook, do Oklahoma City Thunder, e o ala LeBron James, dos Cavaliers, que estiveram na Olimpíada de Londres, em 2012. Os dois jogadores pediram dispensa.

Westbrook não deu um motivo, enquanto LeBron, campeão da última temporada pelos Cavaliers, disse que vai aproveitar o período para descansar.

Dos 12 convocados por Krzyzewski, apenas dois possuem experiência olímpica: os alas Carmelo Anthony, do New York Knicks, e Kevin Durant, do Thunder.

Anthony já participou de três Olimpíadas: além de Londres-2012, esteve também em Pequim-2008 e Atenas-2004. Durant, por sua vez, atuou nos Jogos de Londres.

"Desde 2006, incluindo as duas últimas Olimpíadas, nossos jogadores representaram eles mesmos, o jogo e o nosso país de uma maneira exemplar. Eu sei que este time vai continuar a fazer isso", disse Krzyzewski.

Mark Ralston-27.jul.2012/AFP
Mike Krzyzewski, técnico da seleção de basquete dos Estados Unidos
Mike Krzyzewski, técnico da seleção de basquete dos Estados Unidos

Apesar de ter dez jogadores que nunca participaram de uma Olimpíada, esta seleção tem outros atletas com experiência em torneios internacionais.

Quatro deles (Klay Thompson, DeMar DeRozan, Kyrie Irving e DeMarcus Cousins), por exemplo, estiveram no Mundial de 2014, na Espanha. Os Estados Unidos venceram este torneio ao bater a Sérvia na final, por 129 a 92.

Apesar dos desfalques, como o de Stephen Curry, grande estrela da atualidade na NBA, Krzyzewski vê um time capaz de empolgar no Rio.

"Nós temos armadores rápidos que podem tanto marcar pontos como distribuir as bolas. Temos grandes arremessadores e pontuadores explosivos. Somos grandes e atléticos e acho que a gente vai estar bem para se defender", afirmou o treinador.

Dos dois finalistas da NBA na última temporada (Cavaliers e Warriors), Krzyzewski chamou quatro jogadores: Klay Thompson, Harrison Barnes, Draymond Green e Kyrie Irving.

Os Estados Unidos vão começar os treinamentos no dia 18 de julho, em Las Vegas, e deve fazer cinco amistosos até o início dos Jogos.

A equipe está no grupo A da Olimpíada, ao lado de Venezuela, China, Austrália e outras duas equipes ainda a definir -sairão do Pré-Olímpico.

VEJA OS CONVOCADOS

PIVÔS
DeMarcus Cousins (Sacramento Kings)
DeAndre Jordan (Los Angeles Clippers)

ALAS
Carmelo Anthony (New York Knicks)
Harrison Barnes (Golden State Warriors)
Jimmy Butler (Chicago Bulls)
Klay Thompson (Golden State Warriors)
DeMar DeRozan (Toronto Raptors)
Kevin Durant (Oklahoma City Thunder)
Paul George (Indiana Pacers)
Draymond Green (Golden State Warriors)

ARMADORES
Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers)
Kyle Lowry (Toronto Raptors)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade