Publicidade
Publicidade

Clubes europeus negam liberação de titulares importantes da seleção olímpica

A CBF tem problemas para fechar a lista de 18 convocados para a Rio-2016.

Ao menos quatro clubes europeus estão dificultando a liberação de atletas importantes no projeto de formação do time do técnico Rogério Micale, que será o comandante da equipe na Olimpíada após a demissão de DungaTite preferiu não acumular as seleções principal e olímpica.

A lista, com os 18 convocados e quatro reservas, será anunciada nesta quarta (29) por Micale, às 11h, na sede da CBF, no Rio. A entidade não comentou as recusas.

Rafael Ribeiro / CBF
Rogério Micale será o técnico da seleção olímpica na Rio-2016
Rogério Micale será o técnico da seleção olímpica na Rio-2016

E a dificuldade não está apenas na liberação daqueles atletas com mais de 23 anos –o regulamento prevê três "veteranos" entre os 18 convocados. 

Há atletas sub-23 que deveriam ser titulares que não estão conseguindo o aval de seus clubes.

Neste momento, Felipe Anderson, da Lazio, e principal candidato a titular como meia-armador não está liberado pelo clube italiano.

O Monaco, da França, não pretende ceder o lateral-direito Fabinho e o zagueiro Wallace. O time francês alega que no período da Olimpíada terá que jogar o qualificatório para a Liga dos Campeões de 2016, já que terminou em terceiro no Campeonato Francês na última temporada.

Kevork Djansezian/Getty Images/AFP
Fora da Copa América, Neymar acompanha jogo da seleção contra o Equador
Fora da Copa América, Neymar acompanha jogo da seleção contra o Equador

Fabinho é o titular da lateral direita do time olímpico, e não tem um reserva que a comissão técnica confie. No período de preparação, foram usados por exemplo, Maicon, do Livorno (ITA) e que foi dispensado em abril do Sport, clube para qual estava emprestado, e João Pedro, que não vem atuando no Palmeiras.

A ideia de Micale era convocar três laterais – Fabinho na direita, Douglas Santos na esquerda e Zeca, que pode jogar nas duas funções.

Outro problema é no gol, posição fundamental até para se decidir quais os três atletas com mais de 23 anos que serão chamados. 

Ederson é o único goleiro sub-23 que a comissão técnica confia para ser titular na Rio-2016. O Benfica avisou a CBF que não vai liberá-lo, porque outro brasileiro, Júlio César, está com problemas físicos e é Ederson quem começará como titular a pré-temporada no clube português.

Sem Ederson, Micale deve optar pelo palmeirense Fernando Prass, que terá 38 anos em agosto e que foi sugestão de Tite na pré-lista.

Mas como gastará uma das vagas acima dos 23 anos no gol, sobrará somente duas para atletas de linha.

Neymar está garantido porque o Barcelona topou liberá-lo em acordo que deixou o atacante fora da Copa América Centenário, no início de junho. A outra deve ser um zagueiro. O problema é que o preferido, Thiago Silva, também tem problemas para ser liberado pelo PSG.

E não apenas ele. Apesar de ter falado durante a Copa América que o clube francês topou liberá-lo, a Folha apurou que o PSG não quer ceder Marquinhos.

Há apreensão entre dirigentes da CBF, mas também entre os jogadores, que conversam por meio de aplicativos no celular. Muitos estão chateados.

Os clubes não são obrigados a liberar os jogadores porque o torneio olímpico não pertence ao calendário da Fifa, apesar de ser organizado, em parte, pela federação internacional. A Fifa recomenda que se ceda os atletas sub-23, mas é apenas uma recomendação, não uma obrigatoriedade.

Confira os brasileiros confirmados para participar da Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade