Publicidade
Publicidade

CBF quer Thiago Silva nos Jogos, mas Paris Saint-Germain pode vetar o zagueiro

O zagueiro Thiago Silva, 31, poderá ter a chance de disputar a sua terceira Olimpíada, mas isso vai depender da disposição de seu clube, o Paris Saint-Germain, de liberá-lo para defender a seleção.

O defensor estará na lista dos 18 jogadores que o técnico Rogério Micale divulgará nesta quarta-feira (29) de manhã, na sede da CBF, no Rio.

A questão é que o PSG, onde Thiago Silva é titular e capitão, só aceita liberar um dos dois zagueiros pretendidos pela CBF -o outro é Marquinhos, que tem idade olímpica (menos de 23 anos) e também deverá estar na lista.

Thiago Silva, que tinha sido descartado por Dunga nas últimas convocações, ganhou medalha de bronze em Pequim-2008 (com o próprio Dunga como técnico), quando tinha idade olímpica, e de prata em Londres-2012, quando foi um dos três jogadores com mais de 23 anos convocados pelo técnico Mano Menezes -foi também o capitão da equipe, como seria depois, na Copa do Mundo de 2014.

A liberação do zagueiro não é o único problema que a CBF vem enfrentando. Alguns clubes europeus estão dificultando a cessão de atletas importantes, mesmo os que têm idade olímpica.

Diretores da CBF passaram toda esta terça (28) tentando a liberação dos escolhidos.

Até o fim do dia, por exemplo, Felipe Anderson, da Lazio, principal candidato a titular como armador, não estava liberado pelo clube.

O Monaco não quer ceder o lateral direito Fabinho e o zagueiro Wallace. O clube alega que no período da Olimpíada, em agosto, terá de jogar a fase classificatória para a Liga dos Campeões.

Rafael Ribeiro / CBF
Técnico da seleção olímpica de futebol Rogério Micale
Rogério Micale, o novo técnico da seleção brasileira olímpica

Outro problema é no gol. Ederson é o único goleiro sub-23 em quem a comissão técnica confia para ser titular, mas o Benfica avisou a CBF que não pretende liberá-lo.

Sem Ederson, Micale deve optar pelo palmeirense Fernando Prass, 37. Mas, como gastará uma das vagas acima dos 23 anos no gol, sobrarão duas para atletas de linha.

Neymar, garantido nos Jogos porque o Barcelona topou liberá-lo em acordo que deixou o atacante fora da Copa América Centenário, ocupará uma delas. A outra será de Thiago Silva, se for liberado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade