Publicidade
Publicidade

Técnico da seleção olímpica não garante Neymar capitão durante a Rio-2016

A tarja de capitão da seleção olímpica na Rio-2016 ainda não tem dono, disse o técnico Rogério Micale, nesta quarta-feira (29), depois da convocação para os Jogos.

O atacante Neymar vinha ocupando o posto na seleção principal com Dunga, mas o capitão do time sub-23, o olímpico, é o zagueiro são-paulino Rodrigo Caio.

"Como vamos iniciar um trabalho, é prematuro definir [quem vai ser o capitão]. Há alguns jogadores que já vamos ter um primeiro contato. Depois, vamos fazer um perfil e decidir isso num momento oportuno", disse Micale.

O treinador comanda o time sub-23 desde julho de 2015, mas ganhou o direito de estar no banco de reservas na Rio-2016 com a demissão de Dunga, há pouco mais de duas semanas –o substituto Tite não quis conciliar as seleções principal e olímpica.

Como não podia convocar os jogadores com mais de 23 anos para o time olímpico no período de treinos, Micale ainda não trabalhou diretamente com Neymar, o principal jogador do país na atualidade –pelo regulamento da Olimpíada, três dos 18 convocados podem ter mais de 23 anos.

"Eu vou conhecer o Neymar. Vou ter uma conversa olho no olho. Vou fazer isso com todos os jogadores com quem não trabalhei. O Neymar pode ser [capitão], como qualquer outro. Vai depender da convivência, do olho no olho, do respeito, e aí vamos tirando as conclusões. E a faixa é só uma exposição pública. Não quero um. Se possível, queria todos com esse perfil", disse Micale.

O goleiro Fernando Prass, do Palmeiras, e o atacante Douglas Costa, do Bayern de Munique, são os outros dois atletas "veteranos" convocados para a Olimpíada. Prass, inclusive, pode ser o capitão na Olimpíada.

Durante os amistosos da seleção olímpica, sem Neymar, Rodrigo Caio foi o capitão. Ele é um jogador importante no grupo porque pode jogar de zagueiro, posição que deve ser titular na Rio-2016, de volante e de lateral direito.

Micale lembrou que outro atleta em seu grupo, o zagueiro vascaíno Luan, foi o capitão durante o Pan de Toronto, em 2015, quando o time sub-20 foi vice-campeão.

"Luan esteve presente no Pan, foi capitão, tem perfil de liderança, tem qualidade, atua com frequência no Vasco, o clube vive um bom momento... Acreditamos nele, tem qualidade, tem um perfil agregador. Tudo isso o credenciou para estar aqui", afirmou Micale.

Luan deve ser reserva da dupla Rodrigo Caio e Marquinhos.

*

CONFIRA A LISTA DOS JOGADORES CONVOCADOS PARA A OLIMPÍADA

GOLEIROS
Fernando Prass (Palmeiras)
Uilson (Atlético-MG)

ZAGUEIROS
Luan (Vasco)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Marquinhos (Paris Saint-Germain)

LATERAIS
Douglas Santos (Atlético-MG)
Zeca (Santos)
Willian (Internacional)

MEIAS
Rafinha (Barcelona)
Rodrigo Dourado (Internacional)
Fred (Shakhtar Donetsk)
Thiago Maia (Santos)
Felipe Anderson (Lazio)

ATACANTES
Neymar (Barcelona)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Gabriel (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Luan (Grêmio)

GRUPOS DO TORNEIO DE FUTEBOL MASCULINO NA RIO-2016
Grupo A: Brasil, África do Sul, Iraque e Dinamarca
Grupo B: Suécia, Colômbia, Nigéria e Japão
Grupo C: Fiji, Coreia do Sul, México e Alemanha
Grupo D: Honduras, Argélia, Portugal e Argentina

*

Confira os brasileiros confirmados para participar da Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade