Publicidade
Publicidade

Com limite de 18 atletas, Micale chama jogadores versáteis e pretere centroavante

Com a limitação de apenas 18 convocados para a disputa do torneio olímpico de futebol, o treinador Rogério Micale optou por chamar jogadores que atuam em mais de uma posição e deixou fora da lista os atacantes que jogam fixos dentro da área.

O lateral Zeca, do Santos, é um dos exemplos de jogadores versáteis convocados para a Rio-2016. Ele tinha como concorrentes Maicon, do Livorno, e João Pedro, do Palmeiras, que já foram chamados por Micale para outros amistosos, mas foi o escolhido por jogar pelo lado direito e esquerdo do campo.

Destro, o jogador atua na lateral esquerda do time santista. O lado direito de sua equipe é ocupado por Victor Ferraz.

Micale, que montou o seu time nos jogos amistosos no esquema 4-2-3-1, convocou dois volantes de origem: Thiago Maia, do Santos, e Rodrigo Dourado, do Internacional.

O treinador tem como opção para o setor também o são-paulino Rodrigo Caio, que foi convocado como zagueiro, mas atua também na posição de volante. Ele foi titular na função com o próprio Micale nos amistosos da seleção olímpica contra França, Haiti, Estados Unidos e África do Sul, que foi realizado em março deste ano.

Veja o vídeo

Rafinha Alcântara, do Barcelona, tem a característica de jogar como um meia mais avançado, mas pode ser usado na posição de segundo volante, o que facilitaria a saída de bola da seleção brasileira. O outro candidato para o setor é Fred, do Shakhtar Donetsk, que não joga desde fevereiro, quando foi suspenso pela Fifa por doping.

Dos 18 jogadores convocados, Felipe Anderson, da Lazio, deve ser o responsável por ser o criador de jogadas da seleção olímpica. O setor ainda pode ter Neymar ou o próprio Rafinha Alcântara.

Micale convocou cinco jogadores para o meio de campo e para o sistema ofensivo. Dos atacantes, nenhum dos chamados têm a característica de homem de área. O treinador deve deixar como jogador mais adiantado Neymar.

Outras opções são o santista Gabriel, que jogou assim com Dunga na Copa América Centenário, e o palmeirense Gabriel Jesus, que faz a função no Palmeiras.

Gabriel e Gabriel Jesus, porém, devem atuar aberto pelos lados do campo. Eles vão brigar pela posição com Douglas Costa, que deve ser o titular, e o gremista Luan.

No gol, Micale deve optar pela experiência e ritmo de jogo de Fernando Prass. Uilson, do Atlético-MG, outro convocado para a posição, é a terceira opção do clube mineiro.

O número de convocados é uma condição imposta pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). Nas competições da Fifa, geralmente as seleções podem chamar 23 jogadores.

Jogadores versáteis de Micale

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade