Publicidade
Publicidade

Time russo de remo perde vaga na Rio-2016 por doping de campeão olímpico

A equipe masculina de remo da Rússia, do barco com quatro atletas, foi banida dos Jogos Olímpicos do Rio depois de um de seus membros ser flagrado em exame antidoping em maio. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) pela Fisa (a federação internacional de remo).

O atleta Sergey Fedorovtsev, 36, foi flagrado em exame antidoping de urina, em um teste fora de competição, realizado pela agência antidoping da Rússia em 17 de maio. O teste deu positivo para a substância proibida trimetazidina, um estimulante. Segundo a Fisa, as amostras A e B de Fedorovtsev deram positivo.

Os russos, na história olímpica, possuem apenas três medalhas no remo (uma de ouro e duas de bronze). O título, em Atenas-2004, foi justamente com Fedorovtsev como um dos integrantes do barco com quatro.

A equipe russa será substituída nos Jogos do Rio pela Nova Zelândia.

Sergei Karpukhin/Reuters
Sede do Comitê Olímpico da Rússia, em Moscou
Sede do Comitê Olímpico da Rússia, em Moscou

ATLETISMO

No sábado (18), o COI (Comitê Olímpico Internacional) disse que aprovou a decisão da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) de deixar o atletismo da Rússia fora da Olimpíada do Rio.

Trata-se da maior restrição de uma nação em um esporte em razão de casos sistemáticos de dopagem.

A Rússia é uma potência olímpica do atletismo. São 77 medalhas conquistadas. Se somadas às da antiga União Soviética, o montante é superado apenas pelo dos Estados Unidos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade