Salvo mais atrasos na conclusão da linha 4 do metrô do Rio, que vai ligar a zona sul à Barra da Tijuca, os torcedores devem levar 48 minutos de Ipanema até o Parque Olímpico, principal local das competições de agosto.
Pelas estimativas da Prefeitura e do governo estadual, esse será o tempo necessário para percorrer a distância de 30,8 quilômetros entre os dois pontos via metrô, BRT (corredor de ônibus) e mais uma caminhada.
A "maratona" começa na estação de metrô General Osório, em Ipanema. O espectador vai percorrer 16 quilômetros (13 minutos) pela linha 4 até a Estação Jardim Oceânico, na Barra.
Na estação de metrô será possível embarcar em um BRT especial que vai conectar diretamente para o BRT no Parque Olímpico, coração dos Jogos. Esse trajeto terá 14 quilômetros (24 minutos).
Por fim, o espectador terá que caminhar 800 metros (11 minutos) da estação até a entrada do Parque Olímpico.
O circuito precisa ser feito com o RioCard Jogos Rio-2016, cartão especial da Olimpíada. Só com ele se terá acesso à linha especial de BRT. Custa R$ 25 por dia e dá acesso a todos os modais.
O cartão pode ser comprado pelo site https://cartaojogos.riocard.com.
De carro, o circuito teria levado 1 hora e 20 minutos para ser percorrido na quarta-feira (30), segundo estimativas da Folha realizada no aplicativo Waze às 17h30m.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Caminho Olímpico - Linha 4 do metrô será fundamental para ligar o Parque Olímpico aos principais hotéis do RJ |
O secretário estadual de Transporte, Rodrigo Vieira, disse que a obra do metrô será concluída até a Olimpíada.
Segundo Vieira, o governador Francisco Dornelles (PP) lhe garantiu repasse de R$ 500 milhões do Tesouro Estadual para concluir o trecho olímpico da linha 4.
Essa verba estará disponível, afirmou Vieira, após o repasse de R$ 2,9 bilhões do governo federal para a segurança pública da Olimpíada. Segundo ele, isso vai permitir o remanejamento de verba para a obra.
"A obra metroviária está concluída. Já entregamos três estações e faltam duas", disse Vieira.
O Estado afirma que há uma dívida de R$ 350 milhões com a construtora do metrô, em serviços já executados. Faltam ainda R$ 150 milhões a executar.