Publicidade
Publicidade

Em delação premiada, russa é liberada para disputar Jogos sob bandeira neutra

Condenada por doping em 2013, a russa Iulia Stepanova, 29, está liberada para disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ela estava inicialmente vetada da competição após alertar para o grande escândalo de doping em seu país.

De acordo com a Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo), a atleta, que compete na prova dos 800 metros, poderá participar do evento sob a bandeira neutra. "A partir de agora é elegível para participar em competições internacionais como atleta independente neutra", afirmou a entidade através de um comunicado.

De acordo com a Iaaf a decisão foi tomada de forma unânime.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) deve aprovar formalmente a participação de Stepanova na Rio-2016.

A decisão da Iaaf permitirá também que Stepanova dispute o Campeonato Europeu de Atletismo, que acontecerá em Amsterdã entre 6 e 10 de julho.

Nesta sexta-feira (1º), a entidade indicou que recebeu mais de 80 pedidos de atletas russos que esperam obter uma aprovação excepcional para competir individualmente no Rio de Janeiro, apesar da suspensão do país das competições oficiais após a revelação de um vasto escândalo de doping, permitido e inclusive incentivado pelo Estado.

Em junho, a Iaaf decidiu manter a proibição de participação nos Jogos Olímpicos dos atletas russos com resultados positivos para o doping, mas deixou a porta aberta aos esportistas considerados "limpos".

O passado de Stepanova também tem pontos obscuros. Em 2013, ela foi proibida pela Iaaf de competir durante dois anos após a detecção de irregularidades em seu passaporte biológico.

Um ano depois, ela e o marido Vitaly Stepanov, que havia trabalhado para Agência Antidoping Russa (RUSADA), apareceram em um documentário de um canal de televisão alemão no qual denunciavam uma situação generalizada de casos de doping na Rússia, o estopim para o escândalo que resultou na suspensão do país das competições da Iaaf.

Rússia no atletismo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade