Publicidade
Publicidade

Campeã olímpica, russa Anna Chicherova é suspensa por doping

A russa Anna Chicherova, 33, campeã olímpica de salto em altura, anunciou na sexta-feira (1º) ter sido suspensa pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf). Ela testou positivo em nova análise de amostras extraídas durante a Olimpíada de Pequim-2008.

A Federação Russa de Atletismo não se manifestou sobre o assunto.

No dia 17 de junho, a Iaaf confirmou a suspensão da Federação Russa de Atletismo da Rio-2016 devido a um escândalo de doping institucionalizado no atletismo do país denunciado em novembro de 2015. Um dia depois, o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a decisão da Iaaf.

A decisão foi a maior restrição de uma nação em um esporte em razão de casos sistemáticos de dopagem.

Medalha de bronze nos Jogos de Pequim-2008 e ouro em Londres-2012, Anna Chicherova afirmou, em maio, estar "sob estado de choque total" depois de ter sido informada do resultado positivo nas últimas análises das amostras.

Após os testes, a atleta afirmou que recorreria a um advogado para defendê-la, e afirmou querer "limpar" seu nome da suposta dopagem.

Na última semana, Chicherova conquistou o campeonato russo de atletismo. Ela faz parte de uma lista de 14 atletas russos de três modalidades que testaram positivo em novas análises de suas amostras da Olimpíada de Pequim.

Em maio, o COI anunciou que 31 atletas em seis modalidades de 12 países haviam testado positivo após contraprova das amostras de 2008. O órgão realizou as análises para "prevenir que todos os atletas com fraudes vão aos Jogos do Rio.

O atletismo russo é uma potência olímpica. São 77 medalhas conquistadas. Se somadas às da antiga União Soviética, o montante total é superado apenas pelo dos Estados Unidos.

Nos três últimos Jogos, a Rússia terminou na segunda colocação do quadro de medalhas do atletismo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade