Publicidade
Publicidade

Minas Gerais se prepara para receber delegações olímpicas

Desde que o Rio foi anunciado como sede dos Jogos Olímpicos, em 2009, a cidade mineira de Juiz de Fora se vende como local de estadia e treinamento de atletas estrangeiros. Após oferecer gratuitamente a estrutura de uma universidade federal e apoio em logística e segurança, fechou com oito países.

Com 550 mil habitantes e próxima à cidade do Rio (182 km de distância), Juiz de Fora pediu em contrapartida apenas oficinas, programas de intercâmbio e participação de professores e alunos nas atividades das delegações.

A estratégia da pré-Olimpíada não foi adotada apenas no município, mas em todo o Estado de Minas Gerais. Foram oferecidas às delegações facilidades como esquemas especiais de segurança, trânsito e saúde. Locais onde os atletas treinarão foram reformados ou adaptados.

O governo estadual lançou programas para mapear e divulgar os locais onde esportistas de diversas modalidades podem praticar. Segundo o secretário de Esportes, Carlos Henrique Alves, a meta era levar atletas de dez países a Minas. Já estão confirmadas, até o momento, 13 nações, em quatro cidades: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e Viçosa.

Juiz de Fora fechou com 330 profissionais estrangeiros (entre atletas, técnicos e assistentes). Inicialmente, só as delegações de atletismo de China e Canadá usariam a pista da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

Nas últimas semanas, foram confirmados esportistas de Eslováquia, Polônia, Egito, Estônia, Catar e Estados Unidos. "Se hoje a gente está com oito países é porque fizemos o contato com ao menos 30", diz Maurício Bara, diretor da Faculdade de Educação Física da UFJF.

Segundo ele, o Canadá fez várias rodadas de negociação até escolher a universidade, assim como os chineses.

NA CAPITAL

Em número de atletas, Juiz de Fora perde no Estado apenas para Belo Horizonte, que abrigará as delegações olímpica e paraolímpica britânicas, com 397 pessoas.

A Grã-Bretanha fechou em 2013 um contrato com o Minas Tênis Clube e treinará também na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e no Cruzeiro.

No Triângulo Mineiro, Uberlândia confirmou a chegada de delegações de Irlanda, Sérvia, Bélgica e Egito, que usarão a universidade federal da cidade e clubes locais, que fizeram modificações para receber os atletas.

"O Sesi Gravatás reformou a pista de atletismo, que é a melhor de Minas. O Praia Clube se dispôs a fazer uma quadra de tênis igual à do Rio", diz o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT).

Segundo ele, os Jogos são uma oportunidade de fazer com que a cidade ocupe seus quartos de hotel em período de baixa estação e crise.

Já Viçosa receberá, também em universidade federal, a equipe de levantamento de peso da Índia. Segundo o Ministério do Esporte, foram feitos convênios para compra de equipamentos e contratação de profissionais para trabalhar no local.

Os atletas começarão a chegar a Minas nos próximos dias. Os Jogos do Rio terão início em 5 de agosto.

Alexandre Rezende/Folhapress
BELO HORIZONTE, MG, BRASIL, Quadras poliesportivas fazem parte da estrutura do Minas Tenis Clube que será disponibilizada para o treinamento da equipe olîmpica britânica. (Alexandre Rezende/Folhapress ESPECIAIS)
Quadra do Minas Tênis Clube
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade