Publicidade
Publicidade

Militares fazem treino para segurança na Olimpíada

Com meia hora de atraso, militares começaram neste sábado (9) o treinamento para a segurança das ruas do Rio durante a Olimpíada.

Há tropas em pontos da cidade que devem receber parte expressiva do público: a praia Copacabana, o Aterro do Flamengo, a Praça Mauá, o Maracanã e a via expressa Transolímpica, que ligará o Parque Olímpico de Deodoro ao da Barra da Tijuca.

Durante os Jogos, as tropas farão patrulhamento ostensivo de carro e a pé e trabalharão em coordenação com as forças de segurança do Estado.

"A ideia deste treinamento é acostumar as tropas ao trabalho, que será diferente do que estão habituados —terão que tirar fotos com turistas, por exemplo. Além disso queremos mostrar à sociedade que existe um planejamento de segurança", disse à Folha o almirante Ricardo Pilar, que coordena as tropas de terra de Copacabana até a praça Mauá.

A tropa treina com efetivo de 150 militares nesse trecho. Durante os Jogos serão pelo menos 3.500. A extensão do patrulhamento também será maior: irá do Joá à Praça Mauá, cobrindo a orla da zona sul do Rio. O treino terminou às 12h.

Em geral, os pedestres reagiram de forma positiva à presença das tropas. Alguns paravam para tirar foto, outros acenavam. Outros, no entanto, estranharam.

"A gente se assusta. Eles andam com armas que a gente só vê em filmes! Ainda não me acostumei, e acho que não vou. Fui perguntar a um policial por que eles estavam ali, e o motivo só me assustou mais. Ele disse que é para proteger contra ataques terroristas", disse Paulo Carvalho, 44, referindo-se ao míssil anti-aéreo colocada em frente à estátua do Bellini, na entrada do estádio do Maracanã, por onde caminhava.

PATRULHAMENTO

Além do míssil, havia, em frente ao estádio, uma bazuca e um radar capaz de identificar objetos em um raio de 60 quilômetros.

Durante os Jogos, equipamentos desse tipo ficarão espalhados pela cidade para fazer a defesa aérea de Deodoro, Barra da Tijuca, Maracanã e Copacabana. O objetivo de colocá-los em frente ao estádio neste sábado era, disse o major Roberto Lima Júnior, mostrá-los à população.

Na Transolímpica, que foi inaugurada neste sábado, havia blindados e caminhões. A tropa treinou patrulhamento e interdição de via.

A extensão do patrulhamento também será maior: irá do Joá à Praça Mauá, cobrindo a orla da zona sul do Rio. O treinamento durará até as 12h.

As Forças Armadas terão um reforço de 3.000 militares na cidade durante a Olimpíada. Inicialmente, o planejamento previa a utilização de 18 mil homens de Exército, Marinha e Aeronáutica. Agora serão 21.845.

O aumento do efetivo foi definido a partir de um pedido do governador do Rio, Francisco Dornelles (PP). O grupo que ficaria restrito a ocupar unidades estratégicas, patrulhamento marítimo e cuidar do espaço aéreo agora ganhou funções na segurança pública.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade