Publicidade
Publicidade

Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta vão cantar na cerimônia de abertura da Rio-16

Os cantores Gilberto Gil, Caetano Veloso e Anitta irão se apresentar em um dos shows da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, em 5 de agosto, a partir das 20h, no Maracanã.

A participação do trio foi confirmada à Folha pelo comitê organizador Rio-2016 neste domingo (10) e pelas assessorias de Caetano e Anitta.

Todos eles farão uma apresentação juntos, mas detalhes ainda não foram divulgados.

Gil, 74, e Caetano, 73, fazem juntos, desde o ano passado, uma turnê comemorando 50 anos de carreira de ambos. Os cantores e compositores baianos têm show agendado para agosto no Rio.

Ricardo Borges - 08.abr.2016/Folhapress, Raul Spinassé/Folhapress e Joao Alvarez/UOL
Anitta, Gilberto Gil e Caetano Veloso
Anitta, Gilberto Gil e Caetano Veloso

A cantora carioca Anitta, 23, estará presente na Olimpíada também com suas músicas "Show das Poderosas" e "Bang", escolhidas pela ginasta Daniele Hypolito para sonorizar sua coreografia na disputa do solo.

O funk carioca deve aparecer em outras partes da festa de abertura, pois já se sabe que dançarinos ensaiam ao ritmo de "passinho" para a cerimônia do dia 5.

Estes três são os primeiros nomes da cerimônia de abertura revelados pelos organizadores. Outros detalhes, como quem carregará a tocha dentro do estádio ou quem acenderá a pira olímpica, são segredos muito bem guardados.

Na festa de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, aconteceram shows de The Who, Pink Floyd, Arctic Monkeys, Muse, Sex Pistols, The Clash, Rolling Stones, Adele e Paul McCartney, entre outros britânicos.

A cerimônia de abertura deve durar cerca de 3 horas. Os portões do Maracanã serão abertos às 16h30. Às 19h15 haverá um show prévio e, enfim, às 20h terá início a cerimônia de fato, que se encerra com o acendimento da pira olímpica –esta a parte mais importante da noite, ainda não revelada.

As apresentações artísticas com shows e danças representando a cultura brasileira e do Rio estarão na primeira parte da cerimônia, que terá cerca de uma hora.

Em seguida, começa o desfile dos atletas, que nas últimas Olimpíadas demorou entre 1h40 (Londres-2012) e 2h10 (Pequim-2008).

Depois há os discursos, no campo, do presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, e do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomaz Bach. Então o presidente interino do Brasil, Michel Temer, declara abertos os Jogos. O que dá início à parte final da festa, com a conclusão do revezamento da tocha e o acendimento da pira olímpica.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade