Publicidade
Publicidade

Sem Douglas Costa, dupla de Gabriéis ganha espaço na Olimpíada

A lesão de Douglas Costa, anunciada pelo Bayern de Munique nesta segunda (11) e que deve tirá-lo dos Jogos Olímpicos, abrirá espaço para que os dois Gabriéis da seleção olímpica, o santista Gabriel e o palmeirense Gabriel Jesus, possam formar o ataque titular ao lado de Neymar. Este era o plano inicial do técnico Rogério Micale.

O clube alemão anunciou que o atacante não está curado da lesão muscular que já o havia tirado da Copa América Centenário, em junho, e que não tem como se apresentar na segunda-feira (18), quando o time olímpico começa a sua preparação.

A CBF informou que aguarda o laudo médico para se posicionar, mas não deve anunciar nada até que tenha o substituto confirmado.

Douglas Costa é um dos três jogadores convocados acima dos 23 anos, como prevê o regulamento da Olimpíada —os outros são Neymar e o goleiro Fernando Prass. Com isso, abre possibilidade para Micale convocar um jogador que o agrada no meio-campo, Renato Augusto. É preciso, porém, a liberação do Beijing Guoan, da China.

A Folha apurou que, inicialmente, a idéia de Micale era formar um meio-campo com um volante de marcação (favorito é o santista Thiago Maia), Renato Augusto de segundo volante e Felipe Anderson, da Lazio, na armação. No ataque, o trio Neymar, Gabriel e Gabriel Jesus.

A liberação de Douglas Costa pelo Bayern, porém, o fez mudar de ideia e deixar Renato fora da lista final. O atacante do Bayern é um dos principais jogadores do Brasil na atualidade e deixá-lo de lado com o aval do clube em mãos, em meio a tantas negativas, repercutiria mal, avaliou a comissão técnica — o PSG, por exemplo, não liberou Thiago Silva e o Monaco não cedeu o lateral Fabinho e o zagueiro Wallace.

A presença de Douglas no time, em forma, o colocaria de imediato como titular, também pela experiência, e automaticamente deixaria um dos Gabriéis, ambos com 19 anos, no banco, mesmo com a boa fase da dupla.

Nos jogos de preparação para a Olimpíada, Micale aparentava preferência pelo santista, mas Gabriel Jesus cresceu muito em 2016 e é o artilheiro do Brasileiro, com dez gols. Agora, uma disputa que seria intensa entre ambos não deve mais ocorrer.

Monitorado por clubes como o Barcelona, Gabriel Jesus fica no Palmeiras pelo menos até o fim de 2016. Já Gabriel renovou até 2021.

Guilherme Kastner/Brazil Photo Press/Folhapress
Gol de Gabriel do Santos durante partida contra o Sport jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro
Gol de Gabriel do Santos durante partida contra o Sport
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade