Publicidade
Publicidade

Governo libera adicional de R$ 78,5 mi para segurança na Olimpíada

O Ministério do Planejamento anunciou nesta terça-feira (12) que liberará R$ 78,5 milhões para atividades de segurança pública das Forças Armadas e da Força de Segurança Nacional durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.

O montante foi solicitado pelo Ministério da Defesa durante reunião no Palácio do Planalto para discutir a organização do evento internacional, que terá início daqui a 24 dias. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, que participou do encontro, confirmou o repasse dos recursos.

Segundo o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a verba é necessária para garantir a operação plena do contingente militar no policiamento ostensivo e na proteção de equipamentos olímpicos.

"Foi feito uma solicitação de espaço orçamentário junto ao Ministério do Planejamento para fazer frente a esses compromissos e o valor será disponibilizado", disse.

No sábado (9), as forças militares realizaram o primeiro treinamento nas ruas da capital fluminense.

Durante o evento internacional, as tropas farão patrulhamento ostensivo de carro e a pé e trabalharão em coordenação com as forças de segurança do Rio de Janeiro.

O governo interino enviará efetivo da Força Nacional de Segurança menor ao que havia prometido inicialmente para os Jogos Olímpicos.

A administração federal definiu o deslocamento de cinco mil homens, número inferior aos 9.600 anunciados inicialmente pelo Ministério da Defesa.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade