Publicidade
Publicidade

Campanha da Rio-16 é 'adequada', diz BBC sobre vídeo criticado na internet

Após receber críticas pelo vídeo promocional feito para os Jogos Olímpicos deste ano, a rede de televisão britânica BBC afirmou à Folha que a campanha representa "o rico e diverso reino animal brasileiro" e que se trata de "uma promoção adequada do que será um evento espetacular".

Em resposta enviada por e-mail, a companhia diz que o clipe "faz parte de uma campanha criativa mais ampla, com vinhetas e sequências que mostram mais da cidade do Rio de Janeiro".

Questionada pela reportagem, a BBC não comentou diretamente as críticas de que o vídeo traz uma visão estereotipada do país, feitas por alguns internautas brasileiros desde que foi divulgado no domingo (10).

O trailer foi produzido em parceria com a agência inglesa RKCR/Y&R e dirigido pelo estúdio Againstallodds, da Suécia. Nenhum dos dois atendeu a pedidos de entrevista até o momento.

Vídeo produzido pela BBC para promover transmissão dos Jogos Olímpicos do Rio

REPERCUSSÃO

Internautas brasileiros criticaram o vídeo alogo após a publicação nas redes sociais.

Em uma das páginas da BBC no Facebook, por exemplo, alguns brasileiros perguntam à emissora se ela realmente conhece o país que vai sediar a Olimpíada de 2016. "Não tem nada a ver com o Rio", diz uma brasileira.

Uma outra internauta pede que o canal pare de pensar que o Brasil é só uma "floresta cheia de animais", enfatizando que o Rio tem construções, carros e tecnologia.

Outro brasileiro comenta que a cidade que vai receber a Olimpíada não é a Amazônia e é maior que muitas metrópoles da Europa.

Em nota divulgada antes do vídeo ser veiculado, a BBC anunciou que a animação é inspirada "na Floresta da Tijuca do Rio de Janeiro e em seu reino animal vasto, competitivo e diverso".

Entre os britânicos, a maioria dos comentários foi positiva. Alguns brasileiros também fizeram elogios.

"Enquanto eles exaltam as poucas coisas legais que nos restam, o brasileiro está preocupado com estereótipo, em ser visto como selvagem. Que ego ferido o nosso, hein", disse um internauta.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade