Publicidade
Publicidade

Tenistas Milos Raonic e Simona Halep desistem de ir à Rio-16 por causa do zika

Os tenistas Milos Raonic, do Canadá, e Simona Halep, da Romênia, anunciaram nesta sexta-feira (15) que não competirão nos Jogos Olímpicos do Rio. O motivo citado por ambos é a preocupação com o vírus da zika.

"Concluí que os riscos são muito elevados para minha carreira e minha saúde, especialmente por eu ser mulher", declarou Halep em sua página no Facebook.

Segundo a atleta de 24 anos, a decisão foi tomada devido à "preocupação com os perigos representados pelo zika". Ela é a quinta melhor tenista do mundo segundo a WTA (Associação de Tênis Feminino).

Edgar Su/Reuters
A tenista romena Simona Halep, que desistiu de competir nos Jogos Olímpicos do Rio
A tenista romena Simona Halep, que desistiu de competir nos Jogos Olímpicos do Rio

O anúncio de Halep ocorreu cerca de uma hora após Milos Raonic, vice-campeão do torneio de Wimbledon deste ano, fazer uma declaração semelhante no Facebook.

"É com o coração apertado que anuncio a desistência de participar dos Jogos Olímpicos do Rio", disse. "Estou tomando essa decisão por vários motivos de saúde, incluindo a incerteza em torno do vírus da zika."

"Essa foi uma escolha pessoalmente difícil e espero que não afete a decisão de qualquer outro atleta a caminho dos Jogos", declarou antes de agradecer pelo apoio da equipe de tênis e do Comitê Olímpico Canadense.

Nesta segunda (11), o atleta havia dito que a Olimpíada deste ano representaria "uma sensação especial". "Você verá outros esportes em que há incríveis histórias de sucesso vindo de atletas de países muito pobres ou com realidades extremamente difíceis", afirmou em entrevista à ITF (Federação Internacional de Tênis).

Raonic perdeu na final do torneio de Wimbledon para o britânico Andy Murray. O tenista canadense de 25 anos é o sétimo melhor do mundo no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

OUTROS CASOS
As desistências aumentam a lista de atletas que abriram mão de ir à Olimpíada.

Outros tenistas também já anunciaram que não irão participar, como o americano John Isner e o espanhol Feliciano López.

O zika tem sido um dos motivos citados de forma recorrente pelos competidores.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade