Publicidade
Publicidade

Brasil confirma 462 atletas para os Jogos do Rio, sua maior delegação na história

O Brasil terá 462 atletas nos Jogos Olímpicos do Rio, maior contingente em toda a história do evento.

O número foi confirmado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) na tarde desta segunda-feira (18). A Olimpíada do Rio será realizada entre 5 e 21 de agosto.

Até esta segunda, eram 460 vagas confirmadas. O número poderia aumentar graças à aceitação de convites no atletismo e realocações no tênis.

A delegação terá 253 homens e 209 mulheres como competidores —além de 344 outros integrantes como técnicos, oficiais e médicos; o número total é 806.

A maior equipe brasileira a disputar uma Olimpíada até hoje havia sido a de Pequim-2008, com 277 atletas. Em Londres-2012, haviam sido 259.

As modalidades com mais competidores são o atletismo, com 67 representantes, futebol (36) e a natação (33). O time nacional começará a ocupar a Vila Olímpica no domingo (24), quando da abertura da instalação.

Os primeiros grupos a chegarem serão da ginástica artística (masculina), canoagem slalom, ciclismo (pista), futebol feminino, hóquei sobre a grama, saltos ornamentais, tiro com arco e tiro esportivo.

Entre todas as modalidades, apenas o hóquei sobre a grama feminino do país não obteve vaga, por não atender critérios mínimos estabelecidos pela respectiva federação internacional.

Apesar da quantidade recorde de participantes, a delegação brasileira não será a maior. Estados Unidos e China, principais potências olímpicas do planeta, devem trazer ao Rio mais de 600 atletas cada um.

*

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade