Publicidade
Publicidade

Murilo chora e anuncia aposentadoria da seleção de vôlei após corte da Olimpíada

Quando começou a falar da mulher, Jaqueline, da família, dos amigos e dos fãs, Murilo Endres, 35, não segurou as lágrimas. E anunciou sua aposentadoria da seleção brasileira de vôlei.

Líder de uma geração com duas pratas olímpicas, ele acabara de desembarcar no aeroporto internacional do Rio, na manhã desta terça (19), mas não para disputar os Jogos Olímpicos, quando chorou.

"A Jaque sofreu bastante [com o corte], sentiu bastante", disse Murilo, que então começou a chorar. "Muitos amigos, muitos fãs, que só tenho a agradecer. A seleção este ano para mim acaba, não da maneira que eu gostaria. Mas tudo que fiz foi com muita intensidade, muito amor, muito orgulho, fico feliz em ter estado tanto tempo representado meu país. Hoje se encerra um ciclo meu aqui na seleção", afirmou.

Andrzej Grygiel/Efe
Murilo tenta um ponto para a seleção brasileira contra Cuba, no Mundial da Polônia
Murilo tenta um ponto para a seleção brasileira contra Cuba, no Mundial da Polônia

O bicampeão mundial chorou ao falar, ainda com lágrimas nos olhos, sobre o corte que aconteceu domingo (17) à noite, logo depois da derrota para a Sérvia na final da Liga Mundial, em reunião com todo grupo no hotel. Sem dormir, ele, o central Isac e o líbero Tiago Brendle (ambos também cortados), fizeram a longa viagem de volta da Polônia ao Rio, com escala na França, junto com os 12 convocados pelo técnico Bernardinho para a Rio-2016.

"É sempre triste e muito difícil. Não só eu, mas ninguém esperava, não sabíamos que o corte iria ser após a Liga Mundial, voltando para o Brasil, uma viagem longa que piorou as coisas. A gente não dormiu depois do jogo, depois da reunião, ficamos todos virados. Isso atrapalhou bastante. Não vou dizer que me deixou mais triste, lógico que o caso aqui é não participar da Olimpíada desse ano. Mas nunca imaginei que esse ano ia terminar desta maneira. Me preparei bastante nos últimos anos, tive problemas físicos, mas sempre pensando em ajudar a equipe nos Jogos do Rio e quem sabe conquistar uma medalha. Hoje esse sonho se acaba", explicou.

Segundo Bernardinho, Murilo foi cortado da Olimpíada em razão de problemas físicos. Depois de sofrer com uma lesão no peitoral, durante a Liga Mundial, o ponteiro sofreu outra lesão, na panturrilha esquerda, já na fase final da competição, o que o deixou fora das partidas decisivas na Polônia. O técnico da seleção acredita que não haveria tempo de recuperação até a estreia olímpica, em 7 de agosto.

"O que mais me incomoda nessa questão física é que temos 15 dias. Hoje não teria condições de entrar em quadra e disputar um jogo inteiro, ia me incomodar e eu não iria conseguir terminar o jogo. Mas a gente não conseguiu fazer uma ressonância lá para ter certeza do grau da lesão ou se é uma contratura. Isso me deixa com uma pulga atrás da orelha. Preciso de um diagnóstico. Isso vai me deixar incomodado, e se for uma coisa muito pequena ou não tenha uma lesão, ou que realmente daqui a 15 dias eu esteja em condições de jogo. Vai me perseguir bastante isso, por um bom tempo", desabafou o jogador que tem exame de ressonância magnética agendado por seu clube, o Sesi, para esta terça, em São Paulo, às 18 horas.

"Quero jogar vôlei ainda enquanto tiver condições, mostrar para o meu filho [Arthur] que o pai dele joga vôlei, é um sonho meu e da Jaque", disse Murilo, que logo ao desembarcar procurou o filho de dois anos e meio no aeroporto.

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade