Publicidade
Publicidade

Federações pedem que casos de doping da Rússia sejam tratados individualmente

A Asoif (Associação das Federações Internacionais de Esportes Olímpicos) disse nesta terça-feira (19) ser importante focar na "justiça individual" ao punir os atletas da Rússia classificados para a Olimpíada do Rio.

A associação, que representa 28 federações de modalidades olímpicas, reagiu nesta manhã após um relatório divulgado pela Wada (Agência Mundial Antidoping) afirmar que atletas russos de várias modalidades participaram de um programa estatal de doping.

"Solicitamos que a Wada forneça imediatamente informações detalhadas às 20 federações internacionais interessadas para que possam processar os casos individuais separadamente, de acordo com as próprias regras, assim que possível", disse em nota.

A declaração da associação difere das recomendações feitas pela Wada. Após a divulgação do relatório, a agência sugeriu que o Comitê Olímpico Internacional não permita a participação de atletas russos na Rio-2016.

A Asoif, porém, afirma que apoia as decisões de todas as federações, inclusive aquelas que "levarem em conta a responsabilidade coletiva de organizações".

Na nota, pediu ainda que a Wada forneça "todos os recursos disponíveis" para que a investigação seja concluída.

A expectativa é que o COI (Comitê Olímpico Internacional) anuncie hoje qual medida será tomada em relação à Rússia.

Doping na Russia

Doping em Sochi

RÚSSIA
Dmitry Peskov, porta-voz do presidente russo Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira que os atletas do país seguem focados para competir na Rio-2016, mesmo com a possibilidade de toda a delegação ser banida dos Jogos.

Nesta segunda-feira (18), Putin criticou o relatório, classificando o episódio como "uma ingerência perigosa da política no esporte".

A Rússia anunciou ontem a suspensão das atividades de indivíduos presentes no relatório, como o vice-ministro dos Esportes Yuri Nagornykh.

O ministro Vitaly Muthko, no entanto, foi mantido no cargo. Segundo o porta-voz russo, o político não foi diretamente acusado de encobrir casos de doping.

Doping na rússia - Número de testes positivos marcados depois como negativos, por esporte:

Amostras positivas para doping - Segundo relatório, pelo menos 643 amostras positivas para doping foram reclassificadas pelo Ministério dos Esportes da Rússia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade