Publicidade
Publicidade

Fã de Guardiola, Micale 'redesenha' gramado e coloca goleiro na linha

Gramado marcado de forma diferente, goleiros obrigados a treinar como defensores e uma lousa em cima de um tripé dentro do campo.

Essas foram algumas das novidades apresentadas pelo técnico Rogério Micale no seu primeiro treino no comando da seleção olímpica.

Fã confesso de Pep Guardiola, o baiano fez questão de impor o seu estilo, bem diferente ao de Dunga, que comandaria o time nacional nos Jogos Olímpicos se não fosse demitido no mês passado.

No início, Micale reduziu o campo entre as grandes áreas e traçou duas linhas pontilhadas paralelas encurtando as laterais. No gramado reduzido, os atletas podiam apenas dar dois toques na bola.

Depois, ele colocou na linha os goleiros, que atuavam como uma espécie de último defensor. Pouco antes, eles fizeram um treino de lançamentos longos. A intenção era armar contra-ataques.

"Essas marcações são para nos auxiliar nos treinos. Vamos trabalhar muito para facilitar mais rapidamente a assimilação do atleta. São treinos setorizados para a gente entender bem em cada setor o que o atleta precisa", explicou o treinador, que foi escolhido pela CBF para comandar o time olímpico depois de Tite abrir mão da missão.

Com experiência nas divisões de base, Micale foi medalha de bronze no Pan-15, em Toronto, e vice-campeão do Mundial sub-20, na Nova Zelândia, no ano passado.

Em outro circuito, Micale traçou três grandes quadrados e colocou os laterais dentro das marcas. Nesta fase, os jogadores tinham que acertar os passes longos para os laterais nos espaços estipulados.

No final, o treinador ainda traçou uma imensa linha e dividiu o campo entre o setor esquerdo e direito. Em cada lado, os jogadores treinaram jogadas.

"Esse tipo de marcação é para trazer didática melhor para o entendimento do jogo. São coisas de treino", acrescentou.

Antes do encerramento, Micale ainda levou uma lousa para o campo e explicou aos atletas o que pretendia fazer nos próximos dias.

ATAQUE

O treinador pretende armar um time ofensivo na Olimpíada, mas preferiu não adiantar o esquema tático.

"Vamos tentar atacar com 11 e defender com 11. Futebol envolve todos os jogadores. É um conjunto que começa o ataque com participação do goleiro, e o momento defensivo começa com participação do atacante. Não tem como desmembrar. Eu vejo o jogo como um sistema vivo, a toda hora está mudando", disse Micale.

RAFINHA

O meia Rafinha ficou de fora do primeiro treino na Granja Comary. Ele se recupera de uma contusão muscular na perna direita.

Por causa da lesão, ele foi cortado da Copa América Centenário, disputada no mês passado.

O lateral Douglas Santos também foi poupado. Ele chegou em Teresópolis na manhã desta terça (19). O jogador participou da vitória do Atlético-MG sobre o Coritiba, por 2 a 1, na noite de segunda, em Belo Horizonte.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade