Publicidade
Publicidade

Forças Armadas fazem simulação de ação terrorista em metrô em SP

A 16 dias do início da Olimpíada do Rio, Forças Armadas fizeram na madrugada desta quarta-feira (20) uma simulação de ação terrorista com reféns na estação Paraíso do Metrô, na zona sul de São Paulo.

Na estação circulam diariamente, em média, 225 mil passageiros nos dias úteis. Segundo o Exército, a escolha do local para a simulação se deve ao fato de concentrar uma grande concentração de pessoas, o que torna o espaço um potencial alvo para ações terroristas.

Martha Alves/Folhapress
Forças Armadas simulam ação terrorista na estação Paraíso do Metrô de SP

A primeira etapa do treinamento foi uma encenação sem luz por volta da 1h na estação de metrô com os militares utilizando equipamentos para enxergar nestas condições. Por volta das 3h, ocorreu a encenação de resgate de reféns no vagão de um trem do Metrô.

No roteiro planejado pelas Forças Armadas houve uma simulação de troca de tiros e uso de bombas não letais. No final, foram mortos três terroristas e resgatados todos os reféns com vida. A encenação
envolveu cem militares de batalhões de Goiânia (GO) e São Paulo que atuarão durante os jogos, além de figurantes.

Segundo o coronel Carlos Pimentel, do Exército, o treinamento dos militares começou antes da Copa das Confederações e eles estão preparados para realizar resgates de reféns em qualquer tipo de ambiente

Na capital, a Arena Corinthians será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, onde serão realizadas partidas de futebol. O estádio receberá dez jogos dos torneios masculino e feminino.

OUTRA SIMULAÇÃO

Em maio, aconteceu outra simulação de ataque terrorista na estação Butantã, da linha 4-amarela do Metrô, durante funcionamento. Alguns passageiros que passavam pelo local se confundiram e acreditaram que se tratava de uma ação policial de verdade.

A atividade simulava uma explosão de uma bomba num trem da linha 4-amarela, que liga a Luz (centro) ao Butantã, na zona oeste. O simulado contou com cerca de 300 pessoas, entre policiais, bombeiros, socorristas e pessoas que atuaram como vítimas. Muitas delas, pintadas com tinta vermelha, correram pelas plataformas.

O evento ocorreu entre 9h30 e 11h30. Foi a primeira vez que uma simulação como essa ocorreu durante a operação normal do metrô. Os passageiros puderam embarcar e desembarcar normalmente na estação. A circulação dos trens não foi afetada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade