Publicidade
Publicidade

Mesmo com risco de expulsão, Rússia anuncia 387 atletas para a Rio-2016

O Comitê Olímpico da Rússia anunciou nesta quarta-feira (20) os nomes dos 387 atletas inscritos para participar dos Jogos Olímpicos do Rio.

A lista de integrantes da delegação russa foi publicada no site do comitê, mesmo com a possibilidade do país ser banido da Rio-16 após denúncias de um esquema estatal de doping.

Os 68 russos classificados para disputar provas de atletismo aparecem na relação. No momento, todos estão impedidos de competir, já que a Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) decidiu, em junho, proibir a participação da Rússia após o esquema vir à tona.

A CAS (Corte Arbitral do Esporte) julgará nesta quinta se aceita o recurso dos 68 atletas contra a punição coletiva. A corte pode decidir que os casos sejam analisados de forma individual ou que a modalidade inteira seja excluída da disputa.

O presidente do Comitê Olímpico Russo, Alexander Zhukov, diz esperar que o recurso seja aceito. "Claro que esperamos uma decisão do CAS favorável", disse nesta quarta à TV estatal russa. "Isso seria um precedente sério para as decisões das outras federações".

O número de 387 atletas russos pode ainda aumentar. Os nomes dos convocados para competir na luta greco-romana só serão apresentados nesta sexta. O país é uma das potências do esporte.

PUNIÇÃO

Uma decisão do CAS favorável aos russos pode inviabilizar que a Rússia seja excluída da Rio-2016 pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

A expectativa de Zhukov é de que a decisão do COI seja anunciada até o dia 24 deste mês.

Após divulgar relatório sobre a existência do esquema estatal de doping na Rússia, a Wada (Agência Mundial Antidoping) recomendou ao COI que todos os atletas do país fossem impedidos de participar da Rio-16.

Já a Asoif (Associação Internacional das Federações de Esportes Olímpicos) sugeriu que as soluções fossem tomadas caso a caso, garantindo "justiça individual" aos envolvidos.

Doping na Russia

Doping em Sochi

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade