Publicidade
Publicidade

Corte rejeita recurso e mantém atletismo da Rússia fora da Rio-2016

O CAS (Corte Arbitral do Esporte) negou nesta quinta-feira (21) o recurso de atletas do atletismo da Rússia que pediam punições individuais em casos de doping.

Com a decisão, os 68 atletas russos que foram inscritos na modalidade na Olimpíada, entre eles a bicampeã olímpica Ielena Isinbaieva, não poderão competir.

"O júri da CAS confirma a validade da decisão da Iaaf [Associação Internacional das Federações de Atletismo], da qual os atletas da federação nacional [russa] suspensa não podem participar de competições organizadas pela Iaaf", afirmou o CAS em nota.

Isinbaieva e o ministro do Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, lamentaram o fato e falaram em "decisão política".

A Iaaf, por sua vez, disse estar satisfeita com o anúncio da corte.

"Apesar de estarmos gratos de que as nossas regras e a nossa força contra o doping foram defendidas, este não é um dia para declarações triunfantes. Eu não vim para este esporte para impedir atletas de competir. O desejo da federação é de incluir, e não excluir", disse Sebastian Coe, presidente da Iaaf.

"A força-tarefa da Iaaf vai continuar a trabalhar com a Rússia para estabelecer um ambiente limpo e seguro para os seus atletas de modo que a sua federação e equipe possam voltar às competições internacionais e ter o seu reconhecimento", afirmou.

Doping na Russia

PUNIÇÃO COLETIVA
A Iaaf havia decidido, em junho, proibir a participação do atletismo da Rússia na Rio-2016 após esquema estatal de doping do país vir à tona.

O COI (Comitê Olímpico Internacional), em caso separado, estuda vetar a participação de toda a delegação russa no Rio.

A decisão foi tomada após um relatório divulgado pela Wada (Agência Mundial Antidoping) afirmar que um esquema de doping patrocinado pelo Estado ocorreu entre 2011 e 2015, atingindo outras modalidades, como levantamento de peso, natação e judô.

Na quarta-feira (20), mesmo com risco de expulsão, a Rússia anunciou os nomes dos 387 atletas inscritos para participar dos Jogos Olímpicos do Rio. Os 68 russos classificados para disputar provas de atletismo apareciam na relação.

O relatório da Wada mostra que pelo menos 139 integrantes do atletismo da Rússia testaram positivo para doping em exames colhidos entre 2011 e 2015. As amostras, no entanto, foram cadastradas como negativas, o que acabou livrando os atletas de quaisquer punições.

Autoridades russas diziam que o deferimento do recurso nesta quinta poderia afastar a possibilidade de uma punição coletiva pelo COI. Com a decisão da CAS, as chances da Rússia ser banida da Rio-16 aumentam.

Alguns grupos já disseram defender a expulsão completa da Rússia dos Jogos. Entre elas, agências antidoping e a própria Wada.

Outras entidades preferem uma punição individual, caso da Asoif (Associação Internacional de Federações dos Esportes Olímpicos)

Confirmada, a ausência do atletismo russo terá impacto direto no ranking final dos Jogos. Apenas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, o atletismo da Rússia conquistou 18 medalhas, sendo oito de ouro. É mais do que o Brasil venceu em toda a competição (17).

Rússia no atletismo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade