Publicidade
Publicidade

Ex-treinador de Cielo busca ouro no Rio com promessa da Ucrânia

Em janeiro, Arilson Silva, 45, recebeu a notícia: não era mais treinador de Cesar Cielo. Eles trabalharam juntos em 2015, justamente a temporada em que o principal nadador da história do país teve seus piores resultados.

Quis o destino que, em uma reviravolta improvável, a 14 dias da abertura dos Jogos do Rio, o técnico chegasse ao evento com condições de ver um comandado seu subir no pódio —ao passo que Cielo ficou fora do torneio.

"Por algum motivo, o universo não quis que nem eu nem o Cesar tivéssemos nossas melhores performances no ano em que tivemos a oportunidade de ficar juntos, porém vou fazer o quê?".

Satiro Sodre - 15.ago.2014/SSPress
Arilson Silva. Campeonato Pan-Pacifico 2014, Treino no Miami Swimming Club. 15 de agosto de 2014, Gold Coast, Australia. Foto: Satiro Sodre/SSPress. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O técnico Arílson Silva no Pan-Pacífico de 2014

A página virou. Silva treina há seis meses o ucraniano Andrii Govorov, 24, talento da natação que tardou a despontar, mas que sob seu comando está em estado de graça.

Govorov entrará nos Jogos cotado para medalha. Ele detém o quinto melhor tempo do mundo nos 50 m livre no ano (21s61), feito em junho.

Mais do que isso, o ucraniano protagonizou um feito ao derrotar o atual campeão olímpico da distância, o francês Florent Manaudou, no Aberto da França, neste mês.

Foi a primeira derrota de Manaudou, também o atual campeão mundial em piscina longa (50 m), em uma competição de relevo em muito tempo.

"Acho que chegaremos extremamente competitivos e, quando digo isso, é para ganhar a prova", afirmou Silva à Folha. A distância será a única que Govorov vai nadar na Olimpíada.

As eliminatórias, semifinais e final ocorrerão nos dias 11 e 12 de agosto.

As trajetórias de Govorov e de Silva se cruzaram no início de 2013, quando o técnico fez parte de projeto de alto rendimento na cidade de Caserta, na Itália. Apesar do bom trabalho em conjunto, não firmaram a parceria.

A reaproximação ocorreu no início deste ano, quando o ucraniano recorreu ao brasileiro, já sabendo que o vínculo com Cielo terminaria.

Jack Guez/AFP
Andriy Govorov durante prova na Europa
Andriy Govorov durante prova na Europa

"É preciso bater palmas para o menino, porque foi um movimento bastante corajoso dele", disse o treinador.

Govorov chegou a São Paulo, onde treinou na piscina do Centro Olímpico de Treinamento (no Ibirapuera), fora de forma, com verba contada e a mulher a tiracolo.

"Ele não tinha dinheiro sobrando, até porque não teve apoio do comitê. Os ucranianos estavam reticentes com a mudança", contou Silva.

Em maio, no Campeonato Europeu, em Londres, porém, o sacrifício começou a vingar.

Govorov venceu os 50 m borboleta com o melhor tempo da história sem trajes de poliuretano (ele melhorou a marca no mês seguinte) e foi prata nos 50 m livre, atrás de Manaudou, de quem ganharia dois meses depois.

Em meio a tantos resultados auspiciosos, o nadador ratificou a vaga nos Jogos, e Silva entrou para a comissão técnica ucraniana. No momento, ambos fazem aclimatação em Aracaju.

Que esporte é esse? - Natação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade