Publicidade
Publicidade

Comitê contrata 500 funcionários de emergência para terminar Vila Olímpica

Diante das obras inacabadas da Vila Olímpica, o Comitê Rio-2016 contratou cerca de 500 funcionários para trabalharem em uma força-tarefa, durante 24 horas por dia. Eles começam a trabalhar ainda neste domingo (24).

A previsão é de que todos os problemas sejam resolvidos até no máximo quinta-feira (28). A Vila foi aberta aos atletas neste domingo.

A Austrália anunciou no início desta manhã que não entrará nos apartamentos até que tudo esteja solucionado.

Holanda, EUA, Itália e Brasil estão pagando trabalhadores por conta própria para fazerem acabamentos e limpeza.

"Foram alguns problemas de construção, vazamentos. Alguns países foram mais impactados do que outros, como Brasil e Austrália. Mas alguns que nem problemas tinham estão reclamando, como Portugal. Esperamos resolver tudo até o meio da semana", disse Mário Andrada, diretor de comunicação da Rio-16.

Os problemas vão desde eletricidade, até infiltrações. A Austrália também reclamou do cheiro de gás que havia nos apartamentos.

"Esta vila é melhor que a [da Olimpíada] de Sydney [em 2000]. É natural que haja ajustes a fazer. Estou quase botando um canguru na frente do prédio deles [Austrália] para ficar pulando e eles se sentirem em casa", afirmou.

"A Vila não está dessa forma toda [que os australianos estão falando]. Os australianos tem sido um dos países mais contundentes no amor ao Rio de Janeiro", afirmou Paes.

Outras delegações também tiveram de recorrer a improvisos. Delegações de alguns países, incluindo o Brasil, já estão instaladas no local. Israel, Alemanha e Itália foram os primeiros a chegar.

IMPROVISO

Brasil, EUA, Itália e Holanda pagaram por serviços extras de funcionários temporários para ter suas acomodações na Vila terminadas a tempo.

O presidente do comitê organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, disse que todas as vilas olímpicas tiveram problemas.

"As delegações estão livres para fazer os seus ajustes", afirmou.

Por ser sede dos Jogos Olímpicos do Rio, oficiais da delegação brasileira puderam entrar na Vila no início do mês, com mais antecedência do que a abertura oficial neste domingo.

No prédio 30 do complexo, exclusivamente dedicado ao time do Brasil, foram feitos trabalhos de decoração com as cores do país, mas os oficiais também encontraram problemas graves de sujeira, encanamento e acabamento.

Os operários tinham acesso ao empreendimento por meio de passes diários concedidos pelo COB.

A delegação brasileira terá quase mil pessoas nos Jogos do Rio, entre os quais 465 atletas. Neste domingo, competidores de nove modalidades tinham entrada prevista na Vila.

Bruno Mendonça, defensor da seleção brasileira de hóquei sobre grama, disse que os apartamentos no prédio do Brasil são "fantásticos" e "muito espaçosos". O jogador brasileiro não sabia dos problemas relatados pelos australianos e disse que "testou tudo" quando chegou e "estava funcionando".

MAPA DA VILA OLÍMPICA

Vila dos Atletas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade