Publicidade
Publicidade

Um dia após decisão de manter Rússia na Olimpíada, federações se posicionam

Um dia após o COI (Comitê Olímpico Internacional) delegar a decisão sobre a Rússia nos Jogos Olímpicos do Rio às federações internacionais de cada esporte, parte da equipe russa já recebeu aval para disputar a Rio-2016.

Nesta segunda-feira (25), a Federação Internacional de Tiro com Arco afirmou que permitirá a participação da Rússia.

"O conselho [executivo] avaliou os critérios estabelecidos pelo COI e confirmou estar satisfeito com a participação dos três atletas russos elegíveis para os Jogos Olímpicos do Rio", afirmou, em nota.

Com isso, Tuiana Dashidorzhieva, Inna Stepanova e Ksenia Perova —quinta melhor arqueira do mundo— competirão normalmente.

A federação afirmou ainda que o COI "deve ser parabenizado pela decisão corajosa de não adotar uma proibição coletiva da Rússia" nos Jogos.

Ontem, a IFT (Federação Internacional de Tênis) já anunciou que os oito atletas russos inscritos na modalidade poderão participar.

Assim como o tiro com arco, o tênis não é uma das modalidades citadas no relatório divulgado pela Wada (Agência Mundial Antidoping) que denunciou um escândalo de doping estatal na Rússia.

PUNIDOS

Os 68 russos inscritos para competir no atletismo foram os primeiros a serem barrados.

Sete nadadores também foram excluídos pela Fina (Federação Internacional de Natação). Entre eles está Iulia Efimova, medalha de bronze em Londres-2012 e atual campeã mundial na prova de 100m peito.

O Comitê Olímpico da Rússia admitiu que pelo menos oito atletas do país devem ser impedidos de competir na Rio-2016, após a decisão do COI.

Doping na rússia - Número de testes positivos marcados depois como negativos, por esporte:

DECISÃO DO COI

A Rússia correu risco de ficar fora da Rio-2016 após um relatório ser divulgado pela Wada na semana passada.

O documento investigou denúncias de um esquema de doping generalizado e apoiado pelo governo russo entre os anos de 2011 e 2015.

Após o relatório afirmar que havia evidências do esquema "além de qualquer dúvida", a Wada recomendou que todos os atletas do país fossem vetados dos Jogos do Rio.

Neste domingo, o COI contrariou a sugestão, declarando que "se guiou por uma regra fundamental da Carta Olímpica sobre proteger atletas limpos e a integridade do esporte". Além de delegar a decisão sobre a participação da Rùssia às federações internacionais de cada modalidade, o comitê anunciou outros pré-requisitos.

Qualquer atleta, técnico ou oficial envolvido diretamente com o esquema relatado pela Wada está proibido de competir. Além disso, nenhum atleta russo que já tenha sido pego em um exame antidoping será aceito na Rio-2016.

Doping na Russia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade