Publicidade
Publicidade

Time brasileiro tem mais holandeses que paraenses nos Jogos; veja curiosidades

Mais atletas nascidos na Holanda fazem parte da delegação brasileira para a Rio-2016 do que cidadãos de dez Estados do Brasil. Apenas uma esportista do Time Brasil nasceu no milênio atual. O prédio dos brasileiros na Vila Olímpica vai ser sede de 21 festas de aniversário durante os 18 dias de Jogos.

Para quem gosta de mergulhar nos números, as estatísticas sobre os 465 atletas que formam a maior delegação da história do Brasil nas Olimpíadas são irresistíveis. Confira essas e outras curiosidades sobre os atletas que vão representar o Brasil na Rio-2016.

GRINGOS

A delegação brasileira tem 19 atletas que nasceram fora do país.

A nação que mais fornece competidores estrangeiros para o Time Brasil é a Holanda, com três esportistas.

A quantia é maior que a dos atletas vindos dos Estados de Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima e Rondônia. Tocantins e Sergipe não vão ter nenhum representante nos Jogos.

Ernst Rost-Onnes, Patrick Van Der Heijden e Yuri Van Der Heijden nasceram na Holanda, mas na Rio-2016 defendem a seleção brasileira do hóquei sobre grama. Ao todo, a equipe conta com sete atletas de dupla nacionalidade, entre estrangeiros naturalizados e brasileiros criados no exterior.

Além de holandeses, cidadãos dos Estados Unidos, Cuba, Itália, Espanha, Sérvia, Inglaterra, França, Croácia, China, Austrália e Armênia vão defender o Brasil na Rio-2016.

No polo aquático, o goleiro sérvio naturalizado brasileiro Slobodan Soro já disputou os Jogos por seu país de origem em Pequim-2008 e Londres-2012, ganhando uma medalha de bronze em cada edição.

Divulgação
O holandês Ernst Rost-Onnes, à frente do pelotão dos jogadores da seleção brasileira de Hóquei, treinando para as Olimpíadas, no Rio de Janeiro
O holandês Ernst Rost-Onnes (à dir.) da seleção brasileira de hóquei sobre grama

XARÁS

O nome mais comum entre os 465 atletas brasileiros é "Felipe", com dez xarás. Só no time masculino de rúgbi sevens, há dois. No polo aquático, também. O mais famoso, entretanto, é do futebol: o meio-campista Felipe Anderson, da Lazio, ex-jogador do Santos.

Entre as mulheres, o nome mais comum é "Ana", compartilhado por seis esportistas, duas delas da canoagem.

Eduardo Anizelli/Folhapress
TERESOPOLIS, RJ, BRASIL, 25-07-2016: O jogador Felipe Anderson, da Selecao Brasileira Olimpica, durante treino na Granja Comary, em Teresopolis. A Selecao Olimpica se prepara para o inicio dos jogos olimpicos no dia 04/08, em Brasilia. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, ESPORTE)
O jogador da seleção brasileira olímpica Felipe Anderson durante treino

PARABÉNS PRA VOCÊ

O dia 6 de janeiro é a data em que mais nasceram atletas brasileiros classificados para a Rio-2016. Seis competidores fazem aniversário no dia, incluindo as gêmeas Amanda e Tess Oliveira, do polo aquático. Durante os Jogos, que acontecem entre os dias 3 e 21 de agosto, 21 atletas brasileiros vão comemorar aniversário.

Issei Kato/Reuters
ORG XMIT: SHG457 Brazil's goalkeeper Tess Oliveira attempts a save during their preliminary round women's water polo match against Greece at the 14th FINA World Championships in Shanghai July 19, 2011. REUTERS/Issei Kato (CHINA - Tags: SPORT WATER POLO AQUATICS)
A goleira Tess Oliveira, da seleção brasileira de polo aquático

TERRA FÉRTIL

O maior número de atletas da delegação (162) vem do Estado de São Paulo –como é natural, já que a região paulista é a mais populosa do país. Entretanto, nenhum estado supera o Rio de Janeiro quando se leva em conta a proporção de atletas olímpicos na população.

Como há 92 fluminenses no Time Brasil, isso significa que, de cada milhão de habitantes do RJ, aproximadamente cinco vão disputar a Olimpíada.

Em segundo lugar vem o DF, com quase quatro atletas por milhão de habitantes. Nessa conta, São Paulo fica só em terceiro.

Marty Melville/AFP
Gabriel Jesus of Brazil takes a pass during the FIFA Under-20 World Cup semi-final football match between Brazil and Senegal at Christchurch Stadium in Christchurch on June 17, 2015. AFP PHOTO / MARTY MELVILLE ORG XMIT: MM09
O jogador de futebol Gabriel Jesus, que nasceu em São Paulo (SP)

JUVENTUDE

Apenas uma atleta da delegação brasileira nasceu nos anos 2000: Bruna Takahashi, do tênis de mesa, que completou 16 anos no dia 17 de julho. Depois dela, a competidora mais nova do país é Flávia Saraiva, da ginástica artística, também de 16 anos, mas que nasceu em 30 de setembro de 1999.

Kevin Van Paassen - 13.jul.2015/AFP
Flavia Lopes Saraiva of Brazil shows off her bronze medal in the women's artistic gymnastics all around event at the 2015 Pan American Games in Toronto, Canada July 13, 2015. AFP PHOTO/KEVIN VAN PAASSEN ORG XMIT: kvp
A ginasta Flávia Saraiva, 16, após ganhar bronze no Pan-Americanos de 2015

EXPERIÊNCIA

Enquanto Bruna Takahashi e Flávia Saraiva são as mais jovens da delegação, o time de tiro esportivo é responsável por trazer os atletas mais experientes para a Rio-2016. Janice Teixeira, de 54 anos, e Renato Portela, de 53, são os mais velhos do plantel olímpico brasileiro.

Rivaldo Gomes - 22.ago.2006/Folhapress
ORG XMIT: 044601_0.tif Tiro: a atleta Janice Teixeira durante treino no Clube Paulistano de Tiro, em São Paulo, SP. (São Paulo, SP, 22.08.2006. Foto de Rivaldo Gomes/Folhapress. Negativo: SP 07817-2006)
A brasileira Janice Teixeira, 54, do tiro esportivo

ANO BOM

A melhor safra de atletas brasileiros dos últimos anos é a de 1991. Ou pelo menos é isso que dá para deduzir da lista de classificados para a Rio-2016, que tem 39 competidores nascidos neste ano. Em segundo lugar vem 1989, com 36 esportistas.

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade