Publicidade
Publicidade

Brasil terá cavalo nacional na Olimpíada pela primeira vez em 16 anos

Atravessando momento turbulento com a decisão do técnico George Morris de colocar Rodrigo Pessoa como reserva, a equipe de saltos do hipismo brasileiro na Rio-2016 comemora uma novidade positiva. LandPeter do Feroleto, montaria do carioca Stephan Barcha, 26, será o primeiro cavalo criado no país a disputar uma Olimpíada desde 2000, quando Aspen e Calei ajudaram respectivamente Doda Miranda e André Johannpeter a conquistarem a medalha de bronze por equipes.

Com duplos zeros –percurso completo sem faltas– nas Copas das Nações de Falsterbo e La Baule, Landpeter foi decisivo para que Barcha conseguisse uma vaga na equipe de saltos –a mais cotada entre as brasileiras a conquistar uma medalha– e relegasse Pessoa à condição de quinto cavaleiro. A escolha de Morris foi criticada pelo único campeão olímpico no hipismo.

Divulgação/CBH
Stephan Barcha e LandPeter do Feroleto na Copa das Nações em La Baule
Stephan Barcha e LandPeter do Feroleto na Copa das Nações em La Baule

"Falei com ele [Pessoa] durante o processo de decisão e no próprio dia da divulgação. Ele ficou muito agitado, agressivo, querendo me convencer a entrar no time. Mas quem poderíamos tirar? Esportistas que têm tirado duplos zeros? Barcha teve duplo zero em Falsterbo e La Baule. Como tirá-lo? Ele tem um cavalo muito bom. Você tem que ser justo e dar chances a todos ou o Brasil nunca crescerá no esporte", diz Morris, elogiando a montaria do carioca.

Landpeter, de 13 anos, foi treinado em projeto conjunto da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH) e da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), que o selecionaram em 2013 para passar por um período de aprimoramento na Europa. Assim como diversos outros cavaleiros brasileiros, como Pessoa e Doda Miranda, Barcha mora na Bélgica.

A equipe brasileira de salto será composta por Doda Miranda, Eduardo Menezes, Pedro Veniss e Stephan Barcha. Até o momento, Pessoa é o reserva.

No adestramento, Giovanna Pass, João Victor Oliva, Luiza Tavares de Almeida, Pedro Tavares de Almeida, com Manuel Tavares na reserva, compõem o grupo.

No concurso completo, Carlos Paro, Márcio Appel, Marcio Carvalho e Ruy Fonseca serão os titulares, enquanto Nilson Moreira está na reserva.

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade