Publicidade
Publicidade

Análise

É difícil dizer se houve falha humana ou mecânica em queda de caça da Marinha

O caça-bombardeiro/avião de ataque leve americano A-4 Skyhawk é um clássico da história da aviação a jato, e notadamente da aviação naval. Seu projeto foi encomendado pela Marinha dos EUA em 1952 à empresa aeronáutica Douglas, em plena Guerra da Coréia (1950-1953). O lendário projetista Ed Heinemann produziu uma obra-prima de aeronave, que voou pela primeira vez em 1954 e ainda hoje é usada pela Marinha do Brasil.

É um veterano de várias guerras amado pelos pilotos pela sua facilidade de voar. O engenheiro aeronáutico John Golan, que trabalhou com Heinemann, diz que um piloto, após seu primeiro voo em um A-4, comentou: "era tão simples de voar, que eu ficava olhando pelo cockpit procurando algo para fazer".

Divulgação
Corpo de Bombeiros faz busca de caça da Marinha que caiu no mar em Saquarema (RJ)
Marinha faz busca de caça que caiu no mar em Saquarema

É difícil ocorrer falha humana em um avião tão dócil, com motor poderoso para seu peso-pluma. O piloto pode ter se empolgado pelo treinamento simulando um ataque real. Só a investigação da Marinha dirá.

Foram produzidos 2.960 Skyhawks entre 1954 e 1979. Os 23 aviões brasileiros adquiridos pela Marinha estão entre os mais novos, mas foram comprados de segunda-mão da Força Aérea do Kuait, que os usou em combate durante a Guerra do Golfo de 1991. Estavam entre os mais antigos e menos sofisticados aviões usados pela coalizão liderada pelos EUA.

Mas as estruturas dos aviões estavam em bom estado; e como foram modernizados, fica difícil imaginar qual problema mecânico ou eletrônico possa ter acontecido.

Editoria de Arte/Folhapress
Queda caças
Queda caças

Os Skyhawk foram o principal vetor de bombas da Marinha dos EUA na Guerra do Vietnã desde 1965; também fizeram boa parte dos ataques da Força Aérea Israelense em três guerras com os vizinhos árabes. Um A-4 argentino afundou a fragata britânica HMS Ardent durante da guerra das Falklands/Malvinas em 1982.

E apesar de já ser um veterano "cansado de guerra", passou a integrar o esquadrão que simulava o caça soviético MiG-17 no famoso programa de treinamento de pilotos de caça "Top Gun". A Marinha dos EUA só o aposentou em 2003. Nada mal para um senhor nascido em 1954.

Editoria de Arte/Folhapress
ESPAÇO AÉREO FECHADODe 24 de julho a 22 de agosto sobrevoo em cinco áreas do Rio será restrito
De 24 de julho a 22 de agosto sobrevoo em cinco áreas do Rio será restrito
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade