Publicidade
Publicidade

Varejão está fora da Olimpíada do Rio, e Magnano convoca Felício

O ala/pivô Anderson Varejão, 33, um dos principais jogadores da seleção brasileira, está fora da Olimpíada.

O jogador do Golden State Warriors foi cortado da equipe que vai disputar os Jogos do Rio por causa de uma hérnia de disco na lombar.

"É frustrante. Triste. Ainda não estou querendo acreditar nisso. Disputar as Olimpíadas no meu país, com a minha família, meus amigos, o público brasileiro... Isso nunca mais vai acontecer. Parece um pesadelo...", disse Varejão.

"Faltam menos de dez dias para os Jogos e sonhei muito com esse momento, ansiedade era grande, o frio na barriga. Estava feliz. Desde que anunciaram que as Olimpíadas seriam no Brasil, não conseguia pensar em outra coisa, mesmo durante a temporada, era impossível não imaginar. Infelizmente, vou ficar fora. É difícil demais aceitar isso", afirmou.

Varejão ficou uma semana sem treinar com os seus companheiros, em São Paulo, antes de viajar para os Estados Unidos na noite de domingo (24) para realizar exames a pedido dos Warriors.

Na Califórnia, ele foi avaliado por três médicos, que deram o mesmo conselho.

O jogador, que participaria de sua segunda Olimpíada (esteve em Londres-2012), afirmou que quer continuar com o grupo que estará no Rio para dar o seu apoio.

"Faço questão de estar junto, perto dos meus companheiros, passar experiência, vibrar, acompanhar os Jogos, estar junto com a seleção brasileira. Seria a minha contribuição, uma maneira de participar de algo com o qual sonhei por tantos anos", disse.

Recentemente, ele renovou o seu contrato com os Warriors por mais uma temporada.

Segundo um comunicado da franquia, o brasileiro deve estar recuperado para iniciar os treinamentos com o time em setembro visando a temporada 2016/17 da NBA.

Para o lugar de Varejão, o técnico da seleção, o argentino Rubén Magnano, convocou o pivô Cristiano Felício, 24, que havia pedido, em junho, para não ser chamado para a Olimpíada.

Kamil Krzaczynski/USA TODAY Sports
Doug McDermott e Cristiano Felício (dir.) durante um jogo do Chicago Bulls
Doug McDermott e Cristiano Felício (dir.) durante um jogo do Chicago Bulls

Na ocasião, o jogador que atua pelo Chicago Bulls preferiu participar da Liga de Verão da NBA, torneio do qual foi campeão neste mês.

Agora, o jovem pivô está livre para jogar na Rio-2016, já que a próxima temporada da liga norte-americana começa apenas no fim de outubro.

Durante a pré-convocação para a Olimpíada, Magnano disse que estava chateado com Felício por ele ter se recusado a jogar o evento que começa no próximo dia 5.

A seleção brasileira estreia nos Jogos do Rio em 7 de agosto, contra a Lituânia.

Com Felício, Magnano ganha um alento para o garrafão, setor que, pelo menos até o início do ano, era o mais forte do time, mas que agora passa por uma reformulação.

Antes mesmo da pré-convocação para a Rio-2016, em junho, Magnano já tinha que resolver uma adversidade.

Primeiro brasileiro campeão da NBA, o ala/pivô Tiago Splitter passou por uma cirurgia no quadril em fevereiro e não conseguiu se recuperar a tempo de se preparar.

Sem poder contar com Felício naquela ocasião, o técnico argentino optou por chamar Vitor Faverani, que acabou cortado por causa de uma lesão no joelho direito.

Sem nunca ter disputado uma Olimpíada, Felício chega para ser reserva de Nenê, enquanto Rafael Hettsheimeir, que chegou a jogar como pivô no segundo amistoso contra a Romênia, na segunda-feira (25), deve ser mantido como um ala/pivô.

*

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade