Publicidade
Publicidade

Protesto interrompe revezamento da tocha em Angra dos Reis, no Rio

No dia em que entrou no estado do Rio, o revezamento da tocha olímpica foi interrompido por fortes protestos no município de Angra dos Reis. O batalhão de choque teve que intervir com bombas de gás para conter os manifestantes, que protestavam contra a prefeitura local.

A confusão levou os organizadores a suspender o primeiro trecho do revezamento, no bairro Japuíba.

Veja

A comitiva seguia para a Praia do Anil, no centro da cidade, onde foi montado um palco para receber a tocha. Segundo informações locais, os shows previstos para encerrar a noite foram cancelados.

Vídeos divulgados em redes sociais mostram os manifestantes cercando o ônibus que acompanhava a turnê, enquanto um dos condutores retorna ao veículo com a tocha apagada. "Apagaram a tocha!", grita uma mulher.

Há relatos de carros apedrejados durante a confusão. A Força Nacional e a Polícia Rodoviária Federal ajudaram a conter o protesto.

Reprodução
Protesto em Angra dos Reis durante a passagem da tocha pela cidade
Protesto em Angra dos Reis durante a passagem da tocha pela cidade

O comitê da Rio-2016 disse que houve uma paralisação temporária no trajeto e alguns condutores acabaram não carregando a tocha, mas que a comitiva continuou depois que a segurança foi restabelecida.

Os manifestantes protestavam contra gastos da prefeitura de Conceição Rabha (PT) para receber a tocha olímpica, enquanto salários do funcionalismo estão atrasados e a cidade vive uma crise de emprego, após demissões no estaleiro Fels Setal e a suspensão de obras da usina nuclear de Angra 3, ambos os projetos envolvidos em investigações da Operação Lava Jato.

Segundo o jornal local Angra News, o gasto da prefeitura para receber a passagem da tocha olímpica foi de R$ 45 mil, com sinalização e a estrutura dos shows, entre outros.

Entre os condutores escalados para fazer o revezamento na cidade, estavam cartunista Ziraldo,o para-atleta Fernando Fernandes e as gêmeas Bia e Branca, do nado sincronizado.

A tocha olímpica ficará em um hotel em Angra dos Reis na noite desta quarta e será levada à Ilha Grande nesta quinta (28).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade