Publicidade
Publicidade

Palco do Rock in Rio vira Parque dos Atletas no período dos Jogos Olímpicos

O palco de um dos maiores festivais musicais do planeta, o Rock in Rio, se transformou no Parque dos Atletas, um amplo conjunto de quadras e piscinas, todas temporárias.

Nele, podem ser realizados treinamento sem 11 modalidades : natação, maratona aquática, triatlo, polo aquático, ginástica (artística, rítmica e de trampolim), handebol, basquete, judô e luta olímpica.

O centro fica a apenas um quilômetro da Vila Olímpica, que é vizinha do Parque Olímpico da Barra da Tijuca –principal polo competitivo.

Os esportes sem instalações no local podem treinar nas áreas de competição ou em outros equipamentos certificados pela organização.

A utilização do espaço demandou um acerto entre as organizações da Olimpíada e do Rock in Rio. O festival ocorreu em setembro passado, enquanto a montagem das áreas para os atletas teve início em novembro. O processo foi demorado e não terminou.

As duas piscinas olímpicas (de 50 m) devem ser liberadas para treinos somente neste final de semana. Por enquanto, os atletas têm feito suas atividades no centro aquático do Parque Olímpico.

A ideia inicial dos organizadores dos Jogos era erguer os equipamentos de treino dentro da própria Vila Olímpica. Após reavaliação, em 2011, ficou decidido que o Parque dos Atletas seria usado.

Segundo Rodrigo Garcia, diretor de esporte do comitê organizador da Rio-2016, na candidatura, havia a premissa de o local de treino ficar a um raio de 30 minutos da vila.

"Procuramos locais na Barra que tivessem essa distância. Mas havia várias instalações de esporte coletivo, que demandavam áreas muito grandes. Não queríamos construir algo que virasse um elefante branco", disse Garcia.

Os atletas podem acessar o centro com vans que saem da Vila Olímpica ou por meio de uma passarela que separa as instalações.

Uma empresa contratada realizou a montagem e fará a desmontagem da estrutura logo depois dos Jogos Paraolímpicos, em setembro.

Segundo Agberto Guimarães, diretor-executivo de esporte do comitê organizador, o expediente não é inédito. Ele próprio, atleta olímpico em duas ocasiões (Moscou-1980 e Los Angeles-1984), disse que um centro de treinamento foi utilizado na edição de 1988, em Seul.

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade