Publicidade
Publicidade

Conheça os estrangeiros que podem roubar medalhas dos brasileiros nos Jogos

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) tem uma meta ambiciosa para a Olimpíada: ficar entre os dez primeiros colocados em número de medalhas.

Para alcançar o objetivo, conta com bons resultados de atletas como Isaquias Queiroz, Arthur Zanetti e Mayra Aguiar, entre outros.

No entanto, os adversários desses brasileiros também sonham com a medalha olímpica, nem que ela custe a frustração de todo o país-sede dos Jogos de 2016.

Conheça um pouco da história e das credências dos principais rivais de atletas brasileiros que buscam medalhas nos Jogos Olímpicos.

*

Eleftherios Petrounias - Rival brasileiro: Arthur Zanetti
Idade: 25
País: Grécia
Aparelho: Argolas
Principal resultado: Campeão mundial em 2015

No site oficial de Eleftherios Petrounias as três letras do seu nome que formam a palavra Rio estão realçadas. Assim como o lema: "Rio-2016 é o meu objetivo". O grande adversário do brasileiro Arthur Zanetti, que teve a honra de ser o primeiro grego a carregar a tocha olímpica antes de ela sair da Grécia, deixará o Rio frustrado se não chegar o alto do pódio.

Atual campeão mundial e europeu, Petrounias anunciou que não mudará nada da sua rotina de 2015. O objetivo é fazer uma sequência segura. No último embate com Zanetti, em evento-teste para os Jogos, porém, o grego levou a pior -fez 15,833 contra 15,866 do brasileiro.

Diego Padgurschi/Folhapress
Maior rival de Zanetti, grego Eleftherios Petrounias chega ao Rio e diz que ambos vão luta pelo ouro
O ginasta grego, Eleftherios Petrounias, desembarca no Rio de Janeiro nesta quarta-feira

Yarisley Silva - Rival brasileira: Fabiana Murer
Idade 29
País Cuba
Categoria Salto com vara
Principais resultados Prata em Londres-2012 e ouro no Mundial de Pequim-2015 e nos Pans de 2011 e 2015

Fabiana Murer deve ter arrepios quando ouve o nome Yarisley Silva. Nas últimas grandes competições em que teve a cubana como rival, a brasileira foi derrotada. Ela é a primeira atleta do país a atingir marcas tão boas no salto com vara, por isso recebe amplo apoio do governo local. Neste ano, porém, Murer está melhor, fez 4,87 m contra 4,84 m da cubana.

Wang Lili/Xinhua
(1508256) -- BEIJING, agosto 26, 2015 (Xinhua) -- Yarisley Silva, de Cuba, celebra después de ganar la final del evento de salto con pértiga femenil, en el 15 Campeonato Mundial de Atletismo de la Asociación Internacional de Federaciones de Atletismo (IAAF, por sus siglas en inglés), celebrado en el Estadio Nacional "Nido de Pájaro" en Beijing, capital de China, el 26 de agosto de 2015. (Xinhua/Wang Lili) (jg) (sp)
Yarisley Silva, de Cuba, comemora título no Mundial de atletismo, em 2015

Florent Manaudou - Rival brasileiro: Bruno Fratus
Idade 25
País França
Principal prova 50 m livre
Principais resultados Ouro nos 50 m livre em Londres-2012 e nos mundiais de Kazan-2015 e Doha-2014

O gigante de 1,99 m tem sido enorme na prova mais veloz da natação desde que conquistou um inesperado ouro em Londres-2012. Na ocasião, frustrou o brasileiro Cesar Cielo, então bicampeão mundial da prova e principal favorito. Nos Jogos do Rio, o brasileiro da vez será Bruno Fratus, quarto colocado em Londres. No Mundial de 2015, o francês levou a melhor -Fratus foi terceiro.

Hansen e Katja Salskov-Iversen - Rivais brasileiras: Martine Grael e Kahena Kunze

Idades 27 / 21
País Dinamarca
Classe 49er FX
Principais resultados 2ª no ranking mundial e campeãs europeias em 2016

A dupla dinamarquesa ganhou seu primeiro título europeu neste ano, mas já ocupa a segunda posição do ranking mundial, atrás das brasileiras Martine e Kahena. Em 2016, a dupla também ficou logo atrás das brasileiras no Mundial e na Copa do Mundo de Hyeres.

Divulgação
Jena Mai Hansen og Katja Salskov-Iversen 2015_10_17_Team_Danmark_OL_Jena_Mai_Hansen_Katja_Salskov_Iversen_0061 Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Jena Mai Hansen e Katja Salskov-Iversen durante regata

Sebastian Brendel - Rival brasileiro: Isaquias Queiroz
Idade 28
País Alemanha
Principais resultados Ouro no C1 1.000 m nos Jogos de Londres-2012 e nos Mundiais de Moscou-2014 e Milão-2015

Brendel detém todos os títulos que Isaquias, embora já bem-sucedido, adoraria ter. É o atual campeão olímpico e bicampeão mundial da categoria C1 1.000 m. É bem mais experiente que o brasileiro, bronze na prova no Mundial de 2013. Para superar o alemão, Isaquias conta com o apoio do público, mas talvez nem isso seja suficiente.

Kerri Walsh e April Ross - Rivais brasileiras: Larissa e Talita
Idade 37 / 34
País Estados Unidos
Principais resultados Walsh é a atual tricampeã olímpica, em parceira com Misty May. Ross foi prata de Londres-2012

A norte-americana Kerri Walsh se juntou à medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, April Ross, para tentar o tetracampeonato olímpico. A veterana, que derrotou as brasileiras Adriana Behar e Shelda na final de Atenas-2004, convidou Ross para formar dupla na caminhada para o Rio algumas semanas após a final olímpica de 2012. Hoje elas são as principais adversárias das duplas brasileiras pelo alto do pódio, em especial Larissa e Talita.

Mike Stobe - 19.jun.2016/Getty Images/AFP
NEW YORK, NY - JUNE 19: April Ross and Kerri Walsh Jennings celebrate after defeating Lane Carico and Summer Ross to win the Women's AVP New York Open Championship Match at Hudson River Park on June 19, 2016 in New York City. Mike Stobe/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
April Ross e Kerri Walsh comemoram vitória

Kayla Harrison - Rival brasileira: Mayra Aguiar
Idade 25
País Estados Unidos
Categoria Meio-pesado (até 78 kg)
Principal resultado 1ª no ranking mundial

Há muito tempo Kayla Harrison e Mayra Aguiar monopolizam a categoria meio-pesado do judô. Kayla superou Mayra na Olimpíada de Londres-2012, quando a brasileira era líder do ranking e favorita. Com o título, a americana se tornou a primeira atleta do país a conquistar um ouro no esporte. Desde 2010, as duas já se enfrentaram 17 vezes, com oito vitórias da brasileira contra nove da americana, que superou um trauma na carreira. Aos 13 anos, ela foi abusada sexualmente pelo seu primeiro técnico.

Charles Platiau - 7.fev.2016/Reuters
Kayla Harrison of the U.S. (R) fights with Mayra Aguiar of Brazil in their women's under 78kg gold medal fight at the Paris International Grand Slam judo tournament, France, February 7, 2016. REUTERS/Charles Platiau ORG XMIT: CHP24
Kayla Harrison e Mayra Aguiar durante competição

*

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade