Publicidade
Publicidade

Acusado de plagiar tese, sul-coreano membro do comitê olímpico é suspenso

Campeão olímpico nos Jogos Olímpicos de Atenas, o sul-coreano Moon Dae-sung teve sua filiação ao COI (Comitê Olímpico Internacional) suspensa por estar envolvido em um processo legal no país.

Ex-atleta de taekwondo, ele é acusado de plágio pela universidade em que fez doutorado. O comitê de ética do COI decidiu removê-lo das funções até que o processo, que seja resolvido.

Após subir ao pódio em 2004, Moon fez doutorado na Universidade Kookmin, título recebido em 2007. Em 2014, a própria instituição removeu seu título de doutor ao afirmar que ele copiou partes de um trabalho feito por outro pesquisador.

O ex-atleta perdeu nas primeiras instâncias da Justiça sul-coreana e levou o caso à Suprema Corte. É membro do COI desde 2008, e a Olimpíada do Rio seria a última em seu atual mandato.

Com a medida, a Coréia do Sul passa a ser representada no comitê apenas por Lee Kun-hee, o único do país entre os 95 membros restantes que, segundo a Carta Olímpica, tem a função de "representar e promover os interesses do COI e o movimento olímpico em seus países".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade