Publicidade
Publicidade

Avião vindo de Londres traz 34 cavalos das provas de hipismo na Rio-2016

Uma primeira leva de 34 cavalos, escalados para as competições durante a Olimpíada, desembarca às 23h desta sexta-feira (28) no aeroporto do Galeão, no Rio, num voo de carga fretado. Eles serão levados para o Complexo Olímpico de Deodoro, onde serão realizadas as provas.

Cinco desses animais são da equipe brasileira de CCE (Concurso Completo de Equitação). Os demais são das equipes da Austrália, Canadá, China, Grã Bretanha, Irlanda, Itália, Japão, Nova Zelândia e Zimbabué.

Jon Stroud media/PRNewsFoto/FEI
Boeing 777-F transporta cavalos de Londres para a Rio-2016
Boeing 777-F transporta cavalos de Londres para a Rio-2016

Um Boeing 777-F da Emirates SkyCargo partiu do aeroporto de Stansted, em Londres, segundo a Fei (Federação Equestre Internacional), transportando 17,5 toneladas de carga equina e 9,9 toneladas de equipamentos equestres.

Os cavalos são transportados em um contêiner especial que comporta dois a três cavalos. Eles permanecem em pé durante o voo (cavalos podem dormir em pé). Não é comum um cavalo precisar ser sedado para viajar de avião.

Durante o voo, os animais são acompanhados por veterinários e tratadores. Eles recebem água e ração. Tudo é feito em um ambiente controlado, com temperatura de 17º.

Após a aeronave pousar no Galeão, esses contêineres serão levados até o terminal de carga viva do aeroporto. Eles terão a identidade confirmada por chips, documentos checados e darão voltas para inspeção visual.

Em seguida, os cavalos serão embarcados em caminhões vedados. A ideia é que eles não tenham que esperar a liberação de cargas, como rações e medicamentos que também serão fiscalizados no terminal.

Os caminhões seguirão em um comboio para as baias em Deodoro, escoltados pela Polícia Rodovia Federal, fiscais e uma ambulância veterinária. O trajeto previsto passa pela Linha Vermelha e avenida Brasil até Deodoro.

Os animais devem chegar ao Centro Olímpico de Hipismo, em Deodoro, por volta das 3h, pela estimativa do Ministério da Agricultura, responsável por parte da liberação dos cavalos no aeroporto internacional do Rio.

Segundo Alberto Gomes da Silva Júnior, fiscal do Ministério da Agricultura que monitora os cavalos da Rio 2016, a previsão é que 232 cavalos cheguem ao Rio até o próximo dia 8 de agosto.

"Fizemos a inspeção no Centro Olímpico de Hipismo há duas semanas e estava tudo correto do ponto de vista da bioseguridade. Está tudo pronto para recebê-los", disse o fiscal federal agropecuário.

MORMO

A preocupação com a saúde dos animais ficou maior com a identificação, em abril de 2015, de um cavalo contaminado com mormo (doença infectocontagiosa causada por uma bactéria) no Espirito Santo.

Como esse cavalo havia passado por Deodoro no ano anterior. O Centro Olímpico de Hipismo passou pelo chamado "vazio sanitário", termo usado para um local isolado de doenças. O Ministério da Agricultura diz que o local está saneado.

BAIAS

Na quarta-feira (27), uma equipe da Grã Bretanha preparava as baias dos cavalos no Centro Olímpico de Hipismo, em Deodoro. Assim como a deleção dos Estados Unidos, eles decoraram as baias com bandeiras identificando as equipes.

Cada uma das baias tem uma espécie de prancheta com a identificação do país e na qual será encartado um papel com informações sobre o animal. O chão de areia do acesso ao local das baias estava sendo melhorado com uso de um trator.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

CONEXÃO LONDRES-DEODORO
Como será o transporte dos 34 cavalos da Rio 2016 que chegam nesta sexta ao Rio

A VIAGEM: Os cavalos são transportados em contêineres especiais dentro de um Boeing 777 da Emirates SkyCargo.

DECOLAGEM: Aeroporto de Stansted, Londres, às 11h20 (horário de Brasília) desta sexta-feira (29).

TRANQUILIZANTES: Os animais raramente recebem sedativos. Eles permanecem em pé dentro do contêineres.

SERVIÇO DE BORDO: Veterinários e tratadores acompanham os cavalos durante o voo, cuidando de alimentação e água. A temperatura é mantida em 17º, classificada como ideal neste caso.

ATERRISSAGEM: Previsão de chegada ao Rio por volta das 23h desta sexta-feira (29).

DESEMBARQUE: Os contêineres serão retirados por rebocadores e levados para o terminal de carga viva do aeroporto.

CHECK IN: Fora dos contêineres, os 34 cavalos precisarão dar voltas por 1 minuto para uma inspeção visual. Eles terão a identidade confirmada por chips e documentos checados.

TRAÇÃO MOTORA: Os cavalos serão embarcados em caminhões especiais vedados.

ESCOLTA DA FEDERAL: Os caminhões seguirão para Deodoro, escoltados pela Polícia Rodovia Federal, fiscais e uma ambulância veterinária.

HOSPEDAGEM: No Centro Olímpico de Deodoro, os animais serão colocados em baias, por volta das 3h de sábado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade