Publicidade
Publicidade

Nadador suspenso por doping em 2015 aconselha colega Etiene Medeiros

Com conhecimento de causa, o nadador João Gomes Júnior, 30, representante brasileiro na prova dos 100m peito, tem aconselhado a companheira de equipe Etiene Medeiros, 25, em seu processo de recuperação do choque por ter corrido sério risco de perder sua vaga na Rio-2016 após receber resultado positivo em exame antidoping em abril devido ao uso de um remédio para asma. Inocentada em junho pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, ela não se pronunciou sobre o tema desde então.

Gomes não teve a mesma sorte de Etiene: em 2015, ele cumpriu suspensão por seis meses após resultado positivo para o diurético hidroclorotiazida, substância que pode mascarar o uso de outras.

Satiro Sodré/SSPress/CBDA
O nadador João Gomes Junior
O nadador João Gomes Junior

"Falo para ela enfrentar essa situação de cabeça erguida. Ela não deve nada a ninguém e bola para a frente, vida que segue. Essa já é uma página virada na minha vida e na vida dela. Temos que pensar em Olimpíada", diz Gomes sobre os conselhos que tem dado a Etiene.

"Conto para ela o que aconteceu comigo. Digo: 'Etiene, deixa para lá. Você tem os Jogos para nadar e ninguém vai te abalar neste momento'", continua.

A nadadora foi orientada por seu advogado a não comentar o episódio, já que Wada (Agência Mundial Antidoping) e Fina (Federação Internacional de Natação) podem ainda tentar recorrer da decisão do STJD.

Ostentando vasta barba para os padrões dos nadadores, Gomes diz não tem se importado tanto com seus resultados mais recentes, e por isso tem deixado os pelos crescerem –os atletas costumam raspá-los para diminuir ao máximo o atrito com a água. Para ele, o foco está exclusivamente nas provas dos Jogos.

"Em nenhum momento fico pensando que não conquistei meus melhores resultados na preparação para esta temporada. Meu foco é 100% na Olimpíada. Não tinha o objetivo de chegar 100% no Mare Nostrum, eu estava pesado. Já sabia que nessa competição o pessoal competiria mais forte do que eu. Tanto que não raspei, não passei máquina, não tirei barba... É difícil para o atleta disputar e sair por baixo. Mas estou construindo [a apresentação na Olimpíada]. Não tem como falar da glória sem ver as lutas", diz.

"Barba, pelo no peito, pelo nas costas, pelo na perna: só vão cair nos Jogos."

Em abril, Gomes conseguiu a marca de 59s06, a segunda melhor do mundo em 2016, perdendo apenas para o britânico Adam Peaty (58s41).

Que esporte é esse? - Natação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade