Publicidade
Publicidade

Nadador que ficou com vaga de Cielo, Ítalo Duarte quer ídolo no Rio

O nadador Ítalo Duarte, 24, ganhou os holofotes em abril, quando superou César Cielo, 29, na disputa por uma vaga olímpica nos 50m livre no Troféu Maria Lenk, última seletiva nacional para os Jogos. Na ocasião, a alegria contida do mineiro foi parcialmente ofuscada pela decepção de uma das maiores referências do esporte nacional.

Atualmente em período de treinamentos no Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, Duarte conta que espera ter o apoio moral do ídolo, com o qual treinou entre 2014 e o início de 2015 no Minas Tênis, no Rio.

Satiro Sodré/SSPress/Divulgação
Italo Duarte. Trofeu Maria Lenk de Natacao, realizado no Centro Aquatico Olimpico. 20 de abril de 2016, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Ítalo Duarte durante Troféu Maria Lenk de natação, em 2016

"O Cielo me ajudou muito no processo de preparação. Assim que terminamos a prova [no Maria Lenk], desejou toda a sorte do mundo, e tenho certeza de que a gente ainda vai se encontrar nas piscinas. Talvez ele vá para o Rio acompanhar a delegação, e isso vai ser muito bacana, porque ele é um atleta muito experiente", diz Duarte.

Tido como "zebra" da equipe, o jovem nadador cita o maior rival de Cielo, o francês Florent Manaudou, que ele pode enfrentar no Rio, como exemplo de que os azarões podem surpreender nos Jogos.

"Em 2012, em Londres, o Manaudou também foi como 'zebra', tendo tirado o [conterrâneo Frédérick] Bousquet. Ele tinha rivalizado com o Cielo durante um ciclo inteiro, nunca havia sido nem campeão francês e ganhou a Olimpíada. Nos 50m livre, tudo pode acontecer."

Reportagem da Folha revelou que Cielo tem adotado rotina reclusa desde o fracasso, e que tem recusado convites para eventos. Nas últimas sondagens, ele disse que ainda não se sente bem para ir ao Rio para os Jogos.

*

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade