Publicidade
Publicidade

Com Neymar apagado, Brasil vence Japão em único amistoso antes dos Jogos

Com dois gols no primeiro tempo, a seleção brasileira olímpica derrotou o Japão por 2 a 0 na tarde deste sábado (30), em Goiânia, no seu último amistoso antes da disputa da Olimpíada do Rio de Janeiro.

Mesmo com Neymar pouco participativo do jogo, principalmente na etapa final, o time do técnico Rogério Micale conseguiu dominar totalmente a partida e construiu a vitória com gols do atacante Gabriel e do zagueiro Marquinhos antes do intervalo.

Depois, no segundo tempo, a equipe brasileira caiu bastante de ritmo com as muitas substituições e permitiu aos japoneses equilibrarem o confronto, apesar de ter sido pouco ameaçada.

O jogo também foi marcado por um forte esquema de segurança, que incluiu até atiradores de elite. Pelo menos 300 policiais militares trabalham na segurança do jogo.

O amistoso contra o Japão foi o único antes da estreia da seleção nos Jogos Olímpicos. O jogo de abertura será contra a África do Sul, no dia 4, em Brasília, às 16h. Depois, o Brasil ainda enfrenta lraque e Dinamarca, que também estão no grupo do Brasil na primeira fase.

Evaristo Sá/AFP
Jogadores do Brasil comemoram um dos gols sobre o Japão
Jogadores do Brasil comemoram um dos gols sobre o Japão

O JOGO

Depois de um começo com dificuldades na troca de passes e criação das jogadas, o Brasil melhorou o seu desempenho a partir dos 20 minutos e dominou totalmente o jogo até o intervalo.

Posicionada no 4-3-3, a seleção brasileira teve como principal característica a velocidade dos três atacantes (Neymar, pela esquerda, Gabriel Jesus, pela direita, e Gabriel, mais centralizado) e os bons avanços dos três meio-campistas (Thiago Maia, Rafinha e Felipe Anderson).

Com isso, o time brasileiro conseguiu abrir 2 a 0 no placar na etapa inicial, com Gabriel, aos 32min, e Marquinhos, de cabeça, aos 40min. E ainda poderia ter marcado mais.

O goleiro Nakamura fez ao menos duas importantes defesas. Já Neymar, de falta, e Thiago Maia, em chute de fora da área, chegaram a acertar a bola na trave adversária.

No segundo tempo, Rogério Micale promoveu as entradas de Renato Augusto e Luan, do Grêmio, nas vagas de Felipe Anderson e Rafinha. Assim, o Brasil continuou melhor no jogo, mas deixava mais espaços para o Japão contra-atacar.

Aos 8min, o goleiro Uilson, que substituiu Fernando Prass, evitou o primeiro gol japonês ao fazer bela defesa nos pés de Nakajima.

Depois, as duas seleções fizeram muitas substituições e, somado à falta de entrosamento, o jogo caiu muito de ritmo até o apito final.

Mesmo assim, Walace quase ampliou o placar em chute da entrada da área, na melhor chance brasileira no ataque.

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade