Publicidade
Publicidade

Ventania destrói rampa na Marina da Glória e ressaca atinge estúdios de TV

A ressaca do mar, aliada a ventos fortes, causou danos em estruturas associadas aos Jogos Olímpicos neste sábado (30). Na Marina da Glória, sede das competições de vela da Rio-2016, a rampa instalada para o acesso dos atletas até a água foi parcialmente destruída pela corrente de vento.

Na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, a água chegou à estrutura projetada para abrigar os estúdios de emissoras de TV que compraram direitos de exibição dos Jogos. Esta construção foi erguida sobre a areia.

Após incidente, um muro com placas de ferro foi feito às pressas para conter as ondas.

"Será consertado. Isso também aconteceu em outros jogos. Estaremos prontos", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio-2016 após reunião do comitê executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI).

"Eles não estão preocupados e isso não vai afetar. Tem muita gente trabalhando lá agora e vai ficar tudo bem. Sempre acontece alguma coisa pouco antes. Isso não vai dizer sobre a qualidade da construção. Seria errado fazer um julgamento a partir desse acontecimento", acrescentou Mark Adams, porta-voz do COI.

Luiza Franco/Folhapress
Tempo ruim no Rio de Janeiro causou danos em estruturas dos Jogos
Tempo ruim no Rio de Janeiro causou danos em estruturas dos Jogos

Na arena de vôlei de praia, também localizada na praia de Copacabana, a organização dos Jogos recorreu a caminhões de areia para construir uma barreira de proteção contra a ressaca. As ondas não chegaram a atingir esta instalação olímpica.

Luiza Franco/Folhapress
Equipe ergueu barreiras para impedir avanço da água na praia de Copacabana
Equipe ergueu barreiras para impedir avanço da água na praia de Copacabana

A água chegou ao calçadão de Copacabana e atingiu quiosques. No fim da tarde, o garçom Fernando Ferreira, 51, ainda varria o chão do quiosque onde trabalha.

"Isso não era imprevisto, acontece o tempo todo. Só neste ano foi a terceira vez."

Procurado pela Folha, o comitê organizador Rio-2016 informou que a empresa responsável pela instalação da rampa na Marina da Glória está no local para avaliar os danos. Acrescentou ainda que não há previsão para a recuperação da estrutura atingida.

Existe uma rampa menor na Marina, de concreto, que passou a ser utilizada pelos atletas que estão treinando no local.

Sobre a ressaca em Copacabana, o comitê Rio-2016 afirmou que a estrutura dos estúdios de TV não foi impactada pela ressaca.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade