Publicidade
Publicidade

Inaugurada para os Jogos, linha 4 do metrô tem estações amplas e modernas

O cheiro de tinta fresca e alguma poeira branca de obra pelo chão ajudam a criar o clima de novidade nas cinco estações da linha 4 do metrô do Rio, inauguradas neste sábado (30).

Um trem do metrô fechado à imprensa percorreu os 16 quilômetros da linha neste sábado, desde a estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca (zona oeste), até a estação General Osório, em Ipanema (zona sul).

O trajeto previsto para durar 13 minutos, pelas estimativas do consórcio construtor, foi feito em quase uma hora por causa das longas paradas para fotografar e conhecer as estações.

Em comum, as cinco (Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) repetem um padrão de estruturas metálicas, visual moderno e grandes espaços abertos

Também exibem grandes painéis. Na do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, por exemplo, quatro deles retratam animais.

Diego Padgurschi/Folhapress
Rio de Janeiro,RJ,Brasil 30.07.2016 O Presidente interino Michel Temer inaugura a linha 4 do Metro. Temer discursa na estacao Jd Oceanico. (Foto: Diego Padgurschi / Folhapress - cod 1394) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Presidente interino Michel Temer inaugura a linha 4 do Metrô

Já na estação Antero de Quental, no Leblon, um grande painel de azulejos coloridos faz homenagem ao surfista carioca, logo na descida pelas escadas rolantes que dão acesso ao mezanino.

Um das estruturas mais impressionantes é a da estação de São Conrado, construída dentro de uma rocha, assim como a estação Cantagalo, esta inaugurada em Copacabana em 2007.

Obra mais cara da Olimpíada, a construção de 16 quilômetros de trilhos e as cinco estações entre Ipanema e Barra da Tijuca custou R$ 9,7 bilhões e quase não ficou pronta a tempo.

Segundo o MetrôRio, durante a Olimpíada a linha 4 será exclusiva para torcedores com ingresso e RioCard Jogos Rio 2016, além de pessoal credenciado, das 6h à 1h, de segunda a sábado.

Aos domingos e feriados durante os Jogos, a nova linha vai funcionar das 7h à 1h, com exceção dos dias 5, 6, 12, 13 e 21 de agosto, quando os trens vão circular até 2h da manhã, informou o MetrôRio.

As estimativas são que a viagem entre a estação Jardim Oceânico e a Carioca, no Centro do Rio, seja feita em 34 minutos. Esse trajeto pode levar mais de uma hora no pico de trânsito da cidade.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade